• 25/02/2023
  • por Resenha Politika

Comissão elabora guia com procedimentos operacionais para segurança em eventos de futebol na PB

Comissão elabora guia com procedimentos operacionais para segurança em eventos de futebol na PB

A Comissão Permanente de Prevenção e Combate à Violência nos Estádios, coordenada pelo Ministério Público da Paraíba, concluiu a elaboração do Guia de Procedimentos Operacionais para Segurança em Eventos de Futebol na Paraíba, que traz orientações sobre diversos aspectos relacionados à realização das partidas dos campeonatos promovidos no estado.

No último dia 15, em reunião realizada em Campina Grande, os membros da comissão debateram a redação conclusiva do documento bem como as sugestões de aprofundamento em outras questões sobre segurança nas praças esportivas do estado. Participaram o então coordenador da comissão, procurador de Justiça Valberto Lira; diretor-geral do MP-Procon, promotor de Justiça Romualdo Tadeu Araújo; o secretário de Estado de Juventude, Esporte e Lazer, Zezinho do Botafogo, e representantes da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros, do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-PB) e da Federação Paraibana de Futebol.

O guia é dividido em quatro partes. Na primeira, são indicadas orientações às entidades organizadoras dos eventos, como o encaminhamento dos pedidos de confecção dos laudos de segurança, à Polícia Militar; de Prevenção e Combate de Incêndio e Pânico, ao Corpo de Bombeiro; de Condições Sanitárias e de Higiene, à  Vigilância Sanitária  do  Município  onde se localiza a praça esportiva; e de Vistoria de Engenharia, Acessibilidade e Conforto, de responsabilidade do gestor do estádio.

A segunda parte traz as diretrizes sobre a tabela do campeonato, suas possíveis mudanças e  plano de segurança. A terceira parte do guia é destinada às torcidas organizadas, com a indicação de prazos para o cadastramento e o ingresso de instrumentos musicais nos jogos dos campeonatos.

A última parte do guia traz os procedimentos que devem ser seguidos pelos clubes paraibanos, em especial quando mandantes dos jogos, como a disponibilização de ingressos para a venda, horários de bilheterias e dos portões de acesso bem como a quantidade de detectores de metais.

 

Comentários