• 28/06/2023
  • por Resenha Politika

Social

Comitiva do Governo do Ceará visita a Paraíba para conhecer programas de segurança alimentar

Comitiva do Governo do Ceará visita a Paraíba para conhecer programas de segurança alimentar

A primeira-dama Ana Maria Lins recebeu, nesta terça-feira (27), a visita da primeira-dama do Ceará, Lia Freitas, que veio à Paraíba conhecer a rede de segurança alimentar do Governo do Estado, com destaque para os Programas "Tá na Mesa" e "Prato Cheio", que atendem milhares de paraibanos em situação de vulnerabilidade social. Ana Maria Lins apresentou, também, o funcionamento do programa de Restaurantes Populares. Lia Freitas ainda foi recebida pelo governador João Azevêdo em seu gabinete.

A junção de segurança alimentar com incentivo ao empreendedorismo presente nos programas paraibanos chamou a atenção do governo cearense, que pretende replicar as iniciativas. Acompanhada ainda pela secretária de Estado do Desenvolvimento Humano, Pollyanna Dutra, a comitiva cearense conheceu uma série de projetos desenvolvidos pela Arquidiocese da Paraíba por meio de convênios com o Governo do Estado, como o "Vaca Mecânica", que atende a 36 entidades que trabalham com pessoas carentes com a distribuição de pães e leite de soja — os recursos do convênio são oriundos do Fundo de Erradicação da Pobreza (Funcep).

Na ocasião, Ana Maria Lins ressaltou a importância das ações de combate à fome e de inclusão social na Paraíba. "É muito gratificante receber a visita da primeira-dama Lia de Freitas, que, em nome do Governo do Ceará, veio conhecer os programas que a Paraíba desenvolve, como 'Tá na Mesa', 'Prato Cheio' e o Programa de Restaurantes Populares, que atendem aquelas pessoas que mais precisam. É um intercâmbio muito interessante, que aumenta ainda mais a responsabilidade do Governo do Estado nas ações sociais", disse, destacando o interesse de mais estados em replicar as iniciativas bem-sucedidas na Paraíba na área de segurança alimentar, como o Espírito Santo.

"É interessante também que as pessoas do Governo conheçam outros programas de outros estados para aperfeiçoarmos os nossos, garantindo ainda  mais qualidade de vida a quem é atendido por esses programas", observou a primeira-dama.

A secretária do Desenvolvimento Humano, Pollyanna Dutra, ressaltou a importância da interação entre os estados da Região Nordeste. "É muito importante esse intercâmbio. Os estados do Nordeste, com o governador João Azevêdo como presidente do Consórcio Nordeste, têm feito esse papel de interagir. Aqui a rede de segurança alimentar funciona, é real.  Esse acervo que temos está sendo exemplo não só para nossa região, mas para o País. Isso é muito importante, aumenta a nossa responsabilidade", afirmou.

A primeira-dama do Ceará, Lia Freitas, também destacou a importância do intercâmbio. "São projetos importantes na área de segurança alimentar e pretendemos levar essa experiência para o Ceará. Experiências que dão certo, como o programa 'Tá na Mesa'. Lá no Ceará, com o governador Elmano, estamos também avançando nas políticas, olhando para as pessoas", comentou.

A primeira visita técnica da comitiva cearense foi ao Programa "Tá na Mesa" do município de Conde, no Litoral Sul paraibano. Lá, tanto a primeira-dama da Paraíba quanto a do Ceará conversaram com usuários do programa e também conheceram toda a logística do "Tá na Mesa", um dos programas de segurança alimentar a fomentar também o empreendedorismo.
 
Márcia Maria trabalhava com buffet. Veio a pandemia e a situação financeira ficou ainda mais complicada. Foi quando surgiu o "Tá na Mesa". Ela participou da licitação, ganhou e hoje fornece 400 almoços diariamente, além de empregar quatro funcionários. 

"Eu costumo dizer que este programa desenvolvido pelo Governo de João Azevêdo, pessoa de muita sensibilidade, mata a fome e promove dignidade, pois com a chegada da pandemia fiquei sem saber o que fazer", contou a ex-dependente química, que deu a volta por cima após conhecer o Projeto Missão Resgate, outro projeto que tem convênios com o Governo do Estado.

Logo em seguida, a comitiva foi até o município de Santa Rita, na Região Metropolitana, onde conheceu o funcionamento de Restaurantes Populares. O de Santa Rita fornece 1,25 mil refeições diariamente com recursos do Fundo de Erradicação da Pobreza (Funcep). Estavam presentes, entre outros, o secretário de Trabalho e Empreendedorismo do Ceará, Vladyson Viana, e João Salmito, secretário do Desenvolvimento Econômico, além do presidente da Associação de Restaurantes do Ceará, Luís Dorivam.

Depois, a comitiva se dirigiu até o bairro Jardim Luna, em João Pessoa, onde conheceu o Projeto "Prato Cheio", que distribui as três refeições a pessoas em situação de rua. O projeto é implementado pela Arquidiocese da Paraíba em parceria com o Governo do Estado (recursos do Funcep).

Por fim, a equipe da primeira-dama Lia de Freitas foi recebida pelo governador João Azevêdo, que detalhou o funcionamento dos programas de segurança alimentar do Estado. "Além do lado social, solidário, estes programas impactaram positivamente a economia dos municípios. Muitos restaurantes, por exemplo, fecharam as portas durante a pandemia e voltaram a funcionar após a chegada do 'Tá na Mesa'", acrescentou o gestor paraibano.

Tá na Mesa - Criado em junho de 2021 para aplacar os efeitos da insegurança alimentar no período da pandemia da Covid-19, o Programa Tá na Mesa logo se firmou como o maior programa segurança alimentar executado na Paraíba. Uma ação de caráter emergencial com o objetivo de promover assistência alimentar aos segmentos mais vulneráveis da população, atualmente está em 147 municípios paraibanos, onde são fornecidas, mensalmente, mais de 811 mil refeições, ao preço de R$ 1,00.

Restaurantes Populares - Eles fazem parte das ações voltadas para Segurança Alimentar e Nutricional. Mensalmente, fornecem 253 mil refeições saudáveis de segunda a sexta-feira, ao preço de R$ 1,00, propiciando a redução da insegurança alimentar nos locais onde estes equipamentos públicos estão implantados. Na Paraíba, existem 10 restaurantes em funcionamento, estes localizados nas cidades de: João Pessoa, Santa Rita, Campina Grande, Guarabira, Monteiro, Patos, Pombal, São Bento, Sousa e Cajazeiras.

Prato Cheio - O Projeto é executado por meio de convênio com a Arquidiocese da Paraíba, para atendimento da população em situação de rua com a distribuição de três refeições (café, almoço e jantar). Iniciado em João Pessoa, o projeto foi ampliado para mais três cidades: Campina Grande, Guarabira e Patos. Mais de 250 mil refeições são distribuídas para essa população diariamente.

Comentários