• 17/06/2023
  • por Resenha Politika

Animal

CRMV-PB lista cuidados para proteger pets durante festas juninas

CRMV-PB lista cuidados para proteger pets durante festas juninas

Com a chegada dos festejos juninos, uma das preocupações mais recorrentes entre os tutores é de como proteger seus pets dos fogos de artifício, que podem causar uma série de problemas devido ao seu alto nível de ruído, entre eles machucados, convulsões, fugas e até a morte.

O Conselho Regional de Medicina Veterinária da Paraíba (CRMV-PB) explica que esses bichinhos possuem uma audição muito mais sensível que a dos seres humanos, tornando-os extremamente sensíveis aos ruídos intensos e repentinos dos fogos. Para auxiliar os tutores e ajudar na proteção dos animais, a entidade recomenda uma série de cuidados com os pets nesta época do ano. 

O médico-veterinário Adelman Medeiros Nóbrega destaca que o barulho estrondoso dos fogos de artifício pode apresentar uma série de reações nos animais, incluindo tremores, taquicardia, força motora acelerada, tentativa de fuga e comportamentos destrutivos.

“Muitos pets podem se machucar, pois tendem a se esconder em locais inadequados, como embaixo de móveis ou em espaços perigosos, em busca de segurança”, disse. 

Confira as dicas que Adelman Medeiros Nóbrega listou para proteger os animais:

Crie um ambiente seguro – Mantenha seus pets em um local seguro dentro de casa durante os períodos em que houver fogos de artifício. Feche portas e janelas para minimizar o barulho externo e reduzir a intensidade dos ruídos.

Torne o espaço confortável – Estabeleça um local seguro e acolhedor para seus pets se refugiarem. Pode ser um cômodo com poucas janelas, onde você possa controlar melhor o ambiente. Coloque camas confortáveis, cobertores e brinquedos para que eles se sintam mais seguros e protegidos.

Use música ou ruído branco – Ligue uma música suave, a TV ou um rádio em volume moderado para abafar o som dos fogos de artifício. Isso ajuda a distrair e acalmar os pets, criando um ambiente sonoro mais familiar para eles.

Fique com os pets – Tente permanecer junto aos seus pets durante os episódios de fogos de artifício. A presença do tutor pode ajudar a reduzir a ansiedade. Evite demonstrar preocupação e nervosismo, pois isso pode transmitir medo para os pets.

Procure um veterinário – Adelman, recomenda ainda, que se o pet apresentar extrema ansiedade ou medo durante os fogos de artifício, é essencial que o tutor converse com um profissional. “Ele pode recomendar opções de medicamentos ou produtos calmantes naturais que possam ajudar a reduzir o estresse do seu pet nessas situações”, reforçou o veterinário.

Campanha – O CRMV-PB, em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil da Paraíba (OAB-PB) e o Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB), lançou, em 2022, a campanha “Brilho, Sim. Barulho, Não”, visando conscientizar a população sobre a importância de minimizar os efeitos negativos dos fogos de artifício nos animais, crianças, autistas e idosos.

Comentários