• 25/03/2023
  • por Resenha Politika

Escovação

Cuidado com saúde bucal em bebês deve iniciar antes mesmo dos dentes

Cuidado com saúde bucal em bebês deve iniciar antes mesmo dos dentes


Os cuidados com a saúde bucal da criança devem começar ainda nos primeiros meses de vida. A dentista do  Hapvida Interodonto, Riana Bringel, explica que, antes mesmo da introdução alimentar ou do aparecimento de dentes, é importante iniciar a higienização da boca, começando assim a rotina de cuidados que será levada para o resto da vida.

Esteja o bebê mamando ou tomando fórmula, a especialista detalha que a limpeza deve ser feita com uma gaze umedecida com água ou soro para higienizar a gengiva do bebê. O material pode ser envolto no dedo indicador, para ser inserido delicadamente na cavidade bucal. 

Os cuidados se intensificam com a chegada dos dentes. De acordo com Riana Bringel, desde o nascimento do primeiro dente é necessário realizar a escovação. É também nesse momento que deve acontecer a primeira ida a um consultório odontológico, para que, desde pequena, a criança se adapte ao ambiente e instrumentos. 

Os pais desempenham papel fundamental no processo – desde levar a criança a um dentista, até manter diariamente o cuidado com a escovação enquanto bebê. “Como a criança não tem controle motor, a escovação deve ser realizada com a ajuda dos pais, que aos poucos vão dando mais autonomia ao filho. É importante para evitar o processo carioso”, pontua.


Com a fase da introdução alimentar, a dentista do Hapvida Interodonto também faz um alerta para o tipo de alimento oferecido ao bebê. Ela ressalta a importância de seguir a orientação do pediatra na inserção de doces para a criança. “Os doces devem ser consumidos de forma moderada, seguindo sempre de uma boa higienização e apenas após os dois anos de vida”, aponta.

Os primeiros dentes da criança costumam nascer a partir dos 6 meses e, até os três anos de vida, a criança deve ter os 20 dentes de leite. Aos 6 anos, é a fase em que se inicia a substituição pelos dentes definitivos, que costuma durar até os 8 anos.

Comentários