• 06/12/2022
  • por Resenha Politika

Brasília

Deputado alerta que Bolsonaro deixa mais de 100 mil bolsistas e 14 mil médicos sem pagamento em dezembro

Deputado alerta que Bolsonaro deixa mais de 100 mil bolsistas e 14 mil médicos sem pagamento em dezembro

O deputado federal Frei Anastácio (PT/PB) disse que a falta de responsabilidade de Bolsonaro com a educação e a pesquisa provoca mais um desastre, ao deixar o Ministério da Educação sem recursos para pagar a 14 mil médicos residentes e 100 mil bolsistas da Capes, no mês de dezembro. “A informação triste foi repassada pelo próprio Ministro da Educação, Victor Godoy, que não teve o interesse de programar recursos durante o ano para esse fim”, apontou o deputado.

Frei Anastácio lembrou que a educação do país já passa por um momento muito delicado com o risco de fechamento de várias instituições federais, que estão com orçamento muito abaixo do esperado para o pleno funcionamento, em consequência dos cortes que Bolsonaro vinha fazendo desde que assumiu o poder. 

“Se essa informação já não fosse grave o suficiente, agora o MEC informa que sequer tem verba para pagar os bolsistas da Capes e médicos residentes. É mais um resultado desastroso do Governo Bolsonaro”, disse.

Frei Anastácio lembrou ainda que o déficit orçamentário no MEC, de acordo com relatórios, chega a R$ 20 bilhões para concluir o ano. O parlamentar lembrou ainda que o rombo no orçamento também afeta a construção de creches e o repasse para municípios. 

“Muitos municípios reduziram os serviços e estão tendo que arcar com as despesas, diante dos cortes realizados pelo governo Bolsonaro. É um desgoverno em todas as áreas”, enfatizou.

“Dentre as áreas mais afetadas, está a educação básica, que teve uma queda de quase 100% dos recursos previstos. Um prejuízo inimaginável na educação do país”, lamentou.

Comentários