• 26/06/2023
  • por Resenha Politika

Intercâmbio

Deputado Wilson Santiago representa o Brasil no Parlasul, em Montevidéu

Deputado Wilson Santiago representa o Brasil no Parlasul, em Montevidéu

Membro titular do Parlamento do Mercosul (Parlasul), o deputado federal Wilson Santiago (Republicanos) representou o Brasil na 87ª Sessão do Parlamento do Mercosul, realizada nesta segunda-feira (26), na cidade de Montevidéu, Uruguai. 

Entre as pautas discutidas esteve o acordo de livre comércio entre o Mercosul e a União Europeia, questões de gênero e cooperação educacional na região. A sessão contou com representantes da Argentina, Bolívia, Brasil, Paraguai, Uruguai e Venezuela. 

O parlamentar defendeu mais agilidade à integração entre os países que compõem a instituição. “Precisamos avançar nas propostas, para que hajam debates igualitários e adequados às prioridades do Brasil”, destacou o deputado Wilson Santiago. 

Entre as propostas destacadas na agenda, desta segunda-feira, esteve a recomendação da obrigatoriedade de capacitação em gênero e violência contra a mulher para todos os funcionários públicos dos órgãos do Mercosul.  “O debate foi muito importante para dar mais um passo nas discursões e acredito que este mandato será favorável para os acordos entre os países”, disse Santiago. 
   
Na pauta, também foi apresentada a cooperação educacional, através de dois acordos-quadro de cooperação com universidades da região: a Universidade Nacional de Assunção (Paraguai) e a Universidade de Rosário, por meio de sua Faculdade de Ciências Políticas e Relações Internacionais (Argentina).

Diálogo 

O deputado Wilson Santiago aproveitou a ocasião para dialogar com representantes de outros países do Mercosul e para estreitar relações de cooperação e diálogo.

"O Parlasul é uma oportunidade única para dialogar com representantes de outros países e para buscar soluções conjuntas. Fico feliz em poder contribuir para essa discussão e em fortalecer os laços de cooperação entre o Brasil e os países membros do Mercosul", destacou Santiago.

PARLASUL

O Parlamento do Mercosul é formado por representantes da Argentina, Bolívia, Brasil, Paraguai, Uruguai e Venezuela. Periodicamente, cada país realiza indicações ou eleições para seus representantes. A sede é em Montevidéu, capital do Uruguai. Mensalmente, os representantes desses países-membros se reúnem na cidade uruguaia para debater e votar suas propostas.

Comentários