• 01/02/2023
  • por Resenha Politika

Justiça

Desembargador João Benedito toma posse para presidir o Tribunal de Justiça no biênio 2023/2024

Desembargador João Benedito toma posse para presidir o Tribunal de Justiça no biênio 2023/2024

Quase 14 anos após tomar posse no Tribunal de Justiça da Paraíba, o desembargador João Benedito da Silva será empossado nesta quarta-feira (1º) como presidente da Corte para o biênio 2023/2024. “Sozinho, nada conseguiria. Prometo a vocês que continuarei, sempre, a ser João Benedito”, disse o magistrado na ocasião, e tendo a simplicidade como característica peculiar, repete hoje: “Sozinho, nada conseguiria. Ainda sou e serei sempre o mesmo João Benedito”.

Com seu jeito discreto, mas observador, atento aos movimentos da sociedade e, sobretudo, às demandas por Justiça, o magistrado mantém seu propósito de somar, estar sempre disposto a ouvir, e a julgar conforme a sua consciência jurídica. Assim como em 2009, quando foi escolhido por merecimento para integrar a Corte do Poder Judiciário estadual, o desembargador está consciente da grande responsabilidade que o cargo impõe. 

“Sempre procurei julgar com equilíbrio, prudência e serenidade, de forma que a solução encontrada ao final traduza o espírito de justiça ditado por minha consciência jurídica. Da mesma forma pretendo conduzir a gestão que se inicia, com equilíbrio, prudência e serenidade para tomar as decisões necessárias de modo que ao fim do dia meu espírito esteja em paz e possa dormir com a certeza de quem fez a coisa certa”, declarou o desembargador. 

Biografia – Natural de Aliança-PE, João Benedito da Silva ingressou na magistratura em  agosto de 1984, designado para a unidade judiciária de São José de Piranhas. Atuou, ainda, antes de vir para a comarca de João Pessoa, em Queimadas, Princesa Isabel e Campina Grande. Por diversas vezes substituiu, no Tribunal Pleno, os desembargadores Plínio Leite Fontes, Antônio de Pádua Lima Montenegro, Genésio Gomes Pereira Filho, Francisco Seráphico da Nóbrega Neto e Saulo Henriques de Sá e Benevides.

O magistrado foi convocado, também, para integrar a Segunda e Quarta Câmaras Cíveis, órgão fracionários do Tribunal. Ele ainda integrou, a Comissão Dirigente do 50º Concurso de Juiz Substituto do Estado. Em 2007, foi eleito para a vaga de Membro Efetivo do Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

O desembargador é casado com a defensora pública do Estado Maria da Glória Oliveira e tem três filhos: João Gustavo, Maria Gabriela e Antônio Manoel.

Compartilhar

Comentários