• 01/12/2023
  • por Resenha Politika

Dezembro verde busca combater o abandono de animais; ato é crime e pode dar cadeia

Dezembro verde busca combater o abandono de animais; ato é crime e pode dar cadeia

O Dezembro Verde, criado no Brasil em 2015, mais especificamente no Ceará, pelo ativista Alex Paiva, tem o objetivo de conscientizar a população sobre oabandono de animais. Conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS), existem cerca de 30 milhões de cães e gatos abandonados no Brasil. Além disso, o fim do ano é o período em que mais acontecem casos, chegando a 4 milhões de bichos largados, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Produtores para Animais de Estimação (ABINPET).

Para Carla Berl, veterinária e fundadora da rede Pet Care, isso acontece por alguns fatores, entre eles, o fato das pessoas adotarem um animal sem saber as reais necessidades dele e sem fazer um planejamento.

“Algumas pessoas preferem abandonar ao invés de educar e tratar questões comportamentais, como latidos em excesso, xixi e cocô fora do lugar, móveis estragados. Outras, simplesmente, abandonam se o animal fica doente ou se percebem que o bichinho vai atrapalhar; isso é comum de acontecer quando as pessoas casam, se separam, têm filhos ou mudam de cidade ou país. Em todas essas situações, falta comprometimento com a vida do animal. Portanto, fazemos um apelo: não tenha um pet sem antes refletir”, diz ela.

Comentários