• 24/07/2023
  • por Resenha Politika

Dívidas bancárias são o serviço mais procurado no primeiro dia do "Renegocia!" no Procon-PB

Dívidas bancárias são o serviço mais procurado no primeiro dia do "Renegocia!" no Procon-PB

Muitos consumidores procuraram a sede da Autarquia de Proteção e Defesa do Consumidor da Paraíba (Procon-PB) nesta segunda-feira (24), primeiro dia do "Renegocia!". Desenvolvido pelo Governo Federal, por meio da Secretaria Nacional de Defesa do Consumidor e em parceria com o Procon estadual, o "Renegocia!" é uma das vertentes do "Desenrola Brasil" e tem como objetivo a prevenção e tratamento do superendividamento.

Acordos firmados com instituições financeiras foram o tipo de renegociação mais procurado pelos consumidores paraibanos, segundo a superintendente do Procon-PB, Késsia Liliana. "O primeiro dia do mutirão surpreendeu as expectativas. Às dez horas da manhã, já havia um número significativo de consumidores. O que também nos surpreendeu é que a principal demanda foram os bancos. Tivemos acordos com a Energisa, com a Cagepa, entre outras empresas, mas o foco desse mutirão, pelo menos neste primeiro dia, foram os bancos", comentou.

O atendimento no Procon-PB começou nesta segunda às 12h, conforme ponto facultativo instituído pelo Governo do Estado em razão do jogo da Seleção Brasileira de Futebol Feminino pela Copa do Mundo. Nesta terça-feira (25), a ação será das 8h às 16h30, e ocorrerá até o dia 11 de agosto.

Para aderir ao mutirão de renegociação de dívidas não é necessário definição de valor de renda tampouco da dívida. Além disso, a adesão pode ser feita tanto por consumidores com dívidas adimplentes quanto por aqueles com dívidas inadimplentes, já que o foco são a prevenção e o tratamento do superendividamento, tornando as parcelas da dívida acessíveis.

"Quando o Governo Federal lançou o 'Desenrola Brasil', ficou definido que a Secretaria Nacional de Defesa do Consumidor faria mutirões de renegociação de dívidas, e o Procon-PB aderiu a essa iniciativa, colocando à disposição dos consumidores toda a sua experiência", acrescentou Késsia Liliana.

O mutirão de renegociação do "Renegocia!" na Paraíba tem atendimento híbrido — o consumidor tanto pode ir presencial à sede do Procon-PB, localizada na avenida Almirante Barroso, 693, na Capital, ir a algum dos núcleos espalhados pelo Estado ou fazer a tratativa por meio do WhatsApp (83) 9 8618-8330. Mais informações podem ser obtidas pelo 151 (gratuito), pelo site www.procon.pb.gov.br ou também nas redes sociais — Instagram ou Facebook: @proconpb — e Twitter: @procongovpb.

Ao fim do mutirão, todos os órgãos envolvidos elaborarão relatórios que serão enviados à Secretaria Nacional do Consumidor para serem avaliados para a formatação de políticas públicas para prevenir e tratar o superendividamento.

PROCON ESTADUAL DA PARAÍBA

Sede JOÃO PESSOA
Gestor KÉSSIA LILIANA DANTAS BEZERRA CAVALCANTI
Atendimento 08:00 ÀS 16:30
Endereço AVENIDA ALMIRANTE BARROSO, 693, CENTRO. CEP 58013-120
E-mail [email protected]
Telefone 151 / (83) 3218-6959

Comentários