• 10/01/2023
  • por Resenha Politika

Política

Dois novos vereadores serão diplomados na quinta-feira (12), em São João do Rio do Peixe

Dois novos vereadores serão diplomados na quinta-feira (12), em São João do Rio do Peixe

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba confirmou nesta terça-feira (10), a diplomação dos novos vereadores Rodrigo Alessandro e João Ferreira de Sousa Filho na cidade de São João do Rio do Peixe, no Sertão da Paraíba. Na próxima quinta-feira, dia 12 de janeiro, ás 9h,os políticos serão diplomados no Cartório Eleitoral.

Os novos parlamentares vão substituir Valdery Soares de Carvalho, conhecido como Dery do Gravatá, que recebeu 562 votos, e Kaique de Sena, que recebeu 433 votos.

Os diplomas e mandatos dos vereadores e suplentes do PTB na última eleição foram cassados pelo juiz da 37ª Zona Eleitoral. A decisão do juiz Kleyber Thiago Trovão Eulálio, reconhece a prática de abuso de poder consubstanciada por fraude na cota de gênero das candidaturas ao legislativo.

O PTB teve dez candidatos ao posto de vereador nas últimas eleições municipais em 2020, sendo três mulheres. O que chamou atenção e motivou a ação de impugnação de mandatos foi a baixa votação recebida por essas candidatas. Francilene Gomes Pamplona não chegou sequer a receber votos. Fábia Evangelista da Silva teve dois votos totalizados. A maior votação das candidatas mulheres foi de Sebastiana Maria do Nascimento, que recebeu seis votos.

O TRE ratificou a decisão de primeira instância em sessão no dia 14 de dezembro de 2022.

Resenha Politika

Comentários