• 17/07/2023
  • por Resenha Politika

Saúde

Edição 2023 da Caravana da Rede Cuidar registra crescimento de 62,41% no número de atendimentos

Edição 2023 da Caravana da Rede Cuidar registra crescimento de 62,41% no número de atendimentos

A Caravana da Rede Cuidar, realizada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, divulgou, nesta segunda-feira (17), os dados consolidados da sua 10ª edição. Em comparação com a Caravana de 2022, a ação de 2023 teve um crescimento de 62,41% no número de atendimentos: foram 11.359 em 2023, enquanto em 2022, 6.994 foram registrados. Ao todo, 5.443 pessoas foram contempladas este ano. O maior número de atendimentos aconteceu na faixa etária de crianças com idade entre 5 e 9 anos, com 1.245 beneficiadas por meio da ação.

De acordo com a coordenadora da ação, Juliana Soares, esse crescimento é fruto da ampliação dos serviços oferecidos. “Ano passado incluímos a capacitação em inserção de DIU e este ano chegamos com o treinamento para sedação em odontologia e manejo de síndrome respiratória aguda grave. Preparar esses profissionais é uma etapa importante do trabalho, para que os municípios tenham profissionais qualificados o ano inteiro. Acredito que estamos evoluindo a cada ano, fazendo mais e fazendo melhor”, pontua.

A equipe que viaja pelos municípios é composta por voluntários. Entre eles estão profissionais e estudantes de várias especialidades e formações. A enfermeira Cadi Dabo, natural de Guiné Bissau e que está no Brasil fazendo pós-graduação, participa da caravana pelo segundo ano e conta porque decidiu repetir a experiência. “Mesmo sendo um projeto de voluntariado, a missão é muito nobre. Fui convidada para o primeiro ano e agora eu mesma pedi para participar e estou muito feliz por batermos todas as metas de atendimento. A experiência é simplesmente magnífica e cheia de aprendizado e quem ainda não participou precisa viver a rotina desse projeto enriquecedor”, garantiu.

A décima edição da Caravana da Rede Cuidar percorreu, entre os dias 2 e 15 de julho, os municípios de Monteiro, Princesa Isabel, Itaporanga, Cajazeiras, Sousa, Catolé do Rocha, Pombal, Patos, Picuí, Esperança, Guarabira, Itabaiana e Mamanguape. Na ação, foram oferecidas consultas especializadas de ortopedia pediátrica, nutrição, odontologia e cardiopediatria. A Caravana também garantiu exames e capacitações para implantação de Dispositivo Intrauterino (DIU), sobre Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e da sedação na odontologia.

A Rede Cuidar Paraíba é um serviço permanente de Telemedicina, oferecido pelo Governo do Estado, que conta com um pacote de serviços e tecnologias que envolvem a disponibilização de atendimento especializado remoto e/ou presencial; apoio ao transporte seguro, quando necessário; monitoramento e rastreamento de pacientes, na rede de assistência à saúde de média e alta complexidade da Paraíba, para as especialidades de Perinatologia, Obstetrícia e Cardiopediatria. Anualmente, são realizadas caravanas oferecendo assistência nas diversas regiões.

Comentários