• 09/01/2024
  • por Resenha Politika

Brasília

Em audiência com a ministra da Saúde, Wilson Santiago defende interiorização dos serviços de Oncologia na Paraíba

Em audiência com a ministra da Saúde, Wilson Santiago defende interiorização dos serviços de Oncologia na Paraíba

A ampliação dos serviços de Oncologia na Paraíba foi a pauta principal da audiência com a ministra da Saúde, Nísia Trindade, nesta segunda-feira (08), em Brasília-DF. O deputado federal e secretário de Representação Institucional da Paraíba, Wilson Santiago, acompanhou o governador João Azevêdo e defendeu a interiorização dos serviços de diagnóstico, cirurgias e tratamentos na área de Oncologia na Paraíba.

O governador João Azevêdo apresentou para a ministra da Saúde o programa Paraíba Contra o Câncer, que será lançado nos próximos dias, e constará na instalação de tratamentos oncológicos em hospitais do interior paraibano. O governador recebeu o apoio do Governo Federal e a ministra Nísia Trindade deverá participar do lançamento. 

Para Wilson Santiago, a interiorização dos serviços de Oncologia é essencial para garantir aos paraibanos mais conforto e sucesso na luta contra o câncer, já que a maioria dos pacientes do interior precisa percorrer até 600 km para fazer o tratamento. “O governador João Azevêdo já anunciou que fará um investimento superior a R$ 40 milhões para instalar uma rede de diagnóstico, cirurgias, radio e quimioterapias contra o câncer. Serão 12 hospitais que irão abranger todas as regiões do Estado, com destaque para o Sertão que contará com um acelerador linear que funcionará em Patos para atender a toda a população da região, que não precisará se deslocar para cidades como João Pessoa e Campina Grande. Sem dúvidas, será um grande avanço para a saúde da Paraíba”, afirmou o secretário. 

Durante a audiência, o governador João Azevêdo ainda tratou dos investimentos na saúde nos três hospitais que estão sendo construídos no Estado: o da Mulher, em João Pessoa; o de Clínicas, em Campina Grande; e o de Traumas do Sertão, cuja licitação já ocorrerá nos próximos dias.

“Foi uma satisfação ter sido recebido no Ministério da Saúde para ratificar as nossas parcerias e os avanços do povo da Paraíba e eu tenho plena certeza de que a abertura do diálogo com o governo federal vai nos permitir novas ações na saúde e eu espero a ministra novamente no nosso estado  para lançarmos o programa Paraíba contra o Câncer”, frisou o governador João Azevêdo.

A ministra Nísia Trindade fez questão de ressaltar os avanços e o comprometimento do governo da Paraíba na área da saúde, que tem proporcionado a expansão dos serviços para todas as regiões da Paraíba. “Há muitos avanços porque temos essa atuação entre o governo federal e o governo estadual para garantir a saúde dos cidadãos, melhorar as condições da atenção primária, especializada  e também para o Laboratório Público do Estado numa estratégia de assegurar sustentabilidade para o SUS. Eu quero fazer um elogio especial ao cuidado do governador com a questão oncológica e com a visão integral da saúde e pela redução das cirurgias eletivas”, comentou.

Comentários