• 19/10/2023
  • por Resenha Politika

Saúde

Esporotricose: gatos e humanos são vítimas da doença que é causada por fungos

Esporotricose: gatos e humanos são vítimas da doença que é causada por fungos

Se a palavra esporotricose já é difícil de pronunciar, imagine Sporothrix! Já os significados são bem fáceis de entender. A esporotricose é uma micose subcutânea causada pelo fungo do gênero Sporothrix, que habita a natureza e está presente no solo, palha, vegetais, espinhos, madeira. A doença pode afetar tanto humanos quanto animais, principalmente os gatos que representam mais de 50% dos casos. Não é grave nos humanos, mas pode ser fatal para gatos que também são vítimas da doença.
 
A gerente operacional de Política da Causa Animal, da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Fabíola Rezende, enfatizou que a esporotricose não é transmitida pelo gato. “A doença, que, às vezes, também é chamada como ‘doença de jardineiro’, é transmitida por um fungo existente na terra e tanto os gatos quanto os humanos são vítimas desse fungo”, explicou, expressando sua preocupação com a proliferação de desinformações nos meios de comunicação “colocando a culpa” da doença nos felinos domésticos.
 
Segundo o médico veterinário Assis Azevedo, da Área Técnica do Núcleo de Controle de Zoonoses da SES, a esporotricose afeta vários animais, mas o gato tem uma incidência maior porque vive em habitat semidoméstico. “Ele sobe em árvores, foge, passa dois dias fora de casa e por onde passa se expõe mais aos fungos que se encontram na vegetação onde tem contato”, explicou.
 
De acordo com a responsável técnica da Esporotricose Humana da SES, Alana Oliveira, todas as unidades básicas de saúde podem receber os usuários e realizar a condução adequada dessa doença. “Esclarecemos que existiu o aumento do número de notificações e não de casos confirmados, visto que a SES realizou capacitações, em 2023, para todos os municípios, para o diagnóstico precoce e encaminhamento desses usuários, o que, consequentemente, aumentam as notificações. Além disso, o Lacen Estadual montou uma rede de diagnóstico, por meio de exames, tanto dos casos humanos como para os casos animais. A medicação é fornecida pelo Ministério da Saúde”, observou.
 
A esporotricose é uma doença curável, com redução total da lesão. No Brasil, a esporotricose humana não é compulsória, ou seja, não é de registro obrigatório, com exceção de alguns estados, a exemplo da Paraíba, onde é compulsória desde 2018. “Com isso, pode-se ter uma visão e um maior controle da doença e, dessa forma, montar um perfil epidemiológico em todos os municípios”, pontuou Alana.
 
Quais são os sinais e sintomas em humanos e nos gatos?
Em humanos: nódulos avermelhados que se transformam em feridas, principalmente, na região das mãos, braços, pés, pernas e rosto. Muitas vezes, essas lesões aparecem enfileiradas. A pessoa também pode apresentar dores articulares e febre.
 
Em gatos: feridas na região do rosto e patas, que podem se espalhar pelo restante do corpo. Também pode haver perda de apetite, emagrecimento, espirros e secreção nasal.
 
Como saber se estou com esporotricose?
Se você tiver alguma lesão de pele, procure a unidade de saúde mais próxima da sua casa para ser atendido por um profissional de saúde. Se o seu gato tiver algum sinal da doença, idealmente, deve-se procurar a avaliação do médico-veterinário.
 
A esporotricose tem cura?
Sim, a esporotricose tem cura, mas pode se tornar uma doença grave quando não tratada!
O tratamento para humanos está disponível no SUS.
 

Comentários