• 15/09/2023
  • por Resenha Politika

Estudantes da Rede Estadual de Ensino da Paraíba são vice-campeões da Olimpíada Brasileira de Astronomia

Estudantes da Rede Estadual de Ensino da Paraíba são vice-campeões da Olimpíada Brasileira de Astronomia

Alunos do 1º ano do Ensino Médio da Escola Cidadã Integral Técnica (Ecit) Professor Luiz de Azevedo Soares, localizada no bairro Tibiri II, em Santa Rita, alcançaram o segundo lugar na renomada Jornada de Foguetes, parte da Mostra Brasileira de Foguetes (Mobfog). O evento é a etapa conclusiva da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), que ocorreu entre os dias 11 e 14 de setembro na cidade de Barra do Piraí, no Rio de Janeiro. O resultado é reflexo dos investimentos e apoio contínuos do Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Educação, aliados ao esforço e compromisso dos estudantes.

Representando o estado da Paraíba na categoria Nível 4 (Ensino Médio), os estudantes Gabriel Nascimento, Gabriel Araújo e Glaubergil Dias contaram com a orientação dos professores Gylheverton Fernandes e Fábio Souza. A competição reuniu estudantes de escolas públicas e privadas de todo o Brasil.

"Esta conquista não é apenas dos alunos ou dos professores, mas de toda a Paraíba. Estamos todos realizados com esse feito notável e inédito para nosso estado”, relatou o professor Gylheverton Fernandes, enquanto se preparava para o retorno a Santa Rita.

Segundo Fernandes, a decisão de participar da OBA surgiu após um evento escolar focado em foguetes, no qual a equipe vitoriosa ganharia o direito de representar a escola na OBA/MOBFOG 2023. A experiência resultou em uma jornada de aprendizado, determinação e colaboração entre a escola e os alunos. 

Para o aluno Gabriel Nascimento, de 14 anos, integrante da equipe vice-campeã, a participação na olimpíada foi muito gratificante. Não só para ele, mas para toda escola. “Foi a primeira vez que a gente participou de uma olimpíada dessa e já conseguimos alcançar o segundo lugar nacional. Acho que representamos bem a Paraíba! Estou feliz e muito orgulhoso do que a gente fez e agradeço aos professores, à Secretaria de Educação do Estado e ao governador João Azevêdo que nos ajudaram a alcançar esse sonho”, celebrou.

A equipe da ECIT Professor Luiz de Azevedo Soares se destacou na competição pelo foguete construído com materiais recicláveis, usando como combustível uma combinação de vinagre e bicarbonato de sódio. O projeto alcançou a distância notável de 115,15 metros na Jornada dos Foguetes.

A Mostra Brasileira de Foguetes, parte integrante da OBA, é uma iniciativa da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) que busca promover e disseminar o estudo da astronomia de maneira interativa e cooperativa, englobando áreas como Ciências, Física e Geografia. O desafio principal da Mobfog é construir e lançar foguetes o mais longe possível. As equipes que alcançarem as maiores distâncias são premiadas. Diversos estudantes, do ensino fundamental ao ensino médio, têm a oportunidade de participar, sendo divididos em quatro níveis conforme sua faixa etária.

Ao final da competição, com o bom resultado da equipe, o professor Gyl expressou sua gratidão pelo apoio contínuo da Secretaria de Educação e do Governo do Estado, destacando que o verdadeiro triunfo reside no compromisso e na paixão dos alunos. “O mais gratificante é testemunhar o entusiasmo e a dedicação de nossos alunos, refletindo todo o empenho investido na educação e na competição que proporcionou quatro dias intensos de aprendizado e troca de experiências fora do nosso estado”.

Comentários