• 22/02/2023
  • por Resenha Politika

Igreja Católica

Foranias da Diocese de Cajazeiras se preparam para abertura da Campanha da Fraternidade 2023

Foranias da Diocese de Cajazeiras se preparam para abertura da Campanha da Fraternidade 2023

Abordando pela terceira vez a temática da fome no Brasil, a Campanha da Fraternidade de 2023 terá início na Diocese de Cajazeiras a partir de celebrações nas seis Foranias que compõem o território diocesano.

  
A primeira Forania a celebrar a abertura da CF 2023 foi Catolé do Rocha. As Paróquias da região abriram a campanha durante as missas da quarta-feira de cinzas.

  
A Forania de Cajazeiras dará início à Campanha da Fraternidade na quinta-feira, 23, às 19h, com uma missa celebrada pelo Bispo Diocesano Dom Francisco de Sales, no Centro de Acolhimento Santa Dulce dos Pobres, antigo “Prédio do Bispo”, em Cajazeiras. Estarão presentes além dos padres e voluntários, as pessoas em situação de rua e famílias carentes que são acompanhadas pela instituição.


Também na quinta-feira, às 19h, a Forania de Pombal se reunirá na Paróquia Nossa Senhora do Bom Sucesso, centro de Pombal, para uma palestra sobre a Campanha da Fraternidade ministrada pelo padre Janilson Rolim, vigário episcopal para a pastoral e pároco da Paróquia São Pedro. Após a palestra será celebrada uma missa.


Na sexta-feira, 24, a Forania de Itaporanga abrirá a CF com uma missa na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, na sede da Forania, às 19h.


Já no domingo, 26, é a vez da Forania de Sousa dar o pontapé inicial na Campanha da Fraternidade. Às 17h, os padres e fiéis sairão em caminhada da Paróquia Sant’Ana até a Paróquia Nossa Senhora dos Remédios. Após a caminhada o Bispo presidirá a missa.


Por último, no sábado, 04 de março, às 17h, na Paróquia São Francisco de Assis, em Poço Dantas, a Forania de São João do Rio do Peixe inicia a Campanha da Fraternidade com uma missa também presidida por Dom Francisco de Sales.

  
FOME NO BRASIL

A Campanha da Fraternidade 2023 tem como tema “Fraternidade e fome” e lema “Dai-lhes vós mesmos de comer” (Mt 14,16), sendo essa a terceira vez que a CNBB aborda a questão da fome. A primeira vez em que o tema foi tratado foi em 1975, com o tema ‘Repartir o pão’. A segunda vez foi em 1985 ao adotar o slogan ‘Pão para quem tem fome’, em preparação para o Congresso Eucarístico de Aparecida.


O tema da CF 2023 foi escolhido logo após o 18º Congresso Eucarístico Nacional, realizado em Recife, entre os 11 a 15 de novembro de 2022, com o tema ‘Pão em todas as mesas’. 

Comentários