• 16/10/2023
  • por Resenha Politika

Guerra

Gaza contabiliza 11 mortes por hora e falta sacos para cadáveres, diz ONU

Gaza contabiliza 11 mortes por hora e falta sacos para cadáveres, diz ONU

A Agência das Nações Unidas de Assistência e Trabalho para Refugiados da Palestina no Oriente Médio (UNRWA) alertou, nesta segunda-feira (16/10), que a Faixa de Gaza contabiliza uma média de 11 mortos por hora. A região é alvo de constantes bombardeios israelenses e está em uma iminente ofensiva terrestre. Desde 7 de outubro, quando o grupo extremista Hamas atacou Israel, mais de 4 mil pessoas morreram, sendo 2.750 em Gaza e 1.400 em território israelense. 

A intensificação dos ataques em Gaza causam preocupação porque a área é densamente povoada. Em 40 quilômetros de comprimento e 10 quilômetros de largura, o local abriga 2,3 milhões de pessoas. "O número de mortos está aumentando. Não há sacos para cadáveres suficientes para os mortos em Gaza", afirmou a agência da ONU.

Segundo a UNRWA, mais de um milhão de palestinos foram obrigados a deixar suas casas. Com a suspensão de serviços essenciais feita por Israel, a região corre risco da falta de água e colapso do sistema de saúde pelo corte de energia elétrica. A ONU descreve a situação em Gaza como uma "catástrofe humanitária inédita".

Comentários