• 29/02/2024
  • por Resenha Politika

General cearense afirma à PF que se reuniu com Bolsonaro por ordem do ex-comandante do Exército, diz colunista

General cearense afirma à PF que se reuniu com Bolsonaro por ordem do ex-comandante do Exército, diz colunista

O general cearense Estevam Theophilo Gaspar de Oliveira teria dito à Polícia Federal (PF), em depoimento na última sexta-feira, 23, que participou de uma reunião com o então presidente Jair Bolsonaro (PL) em dezembro de 2022 a mando do então comandante do Exército, à época o general Marco Antônio Freire Gomes. A informação é da colunista Bela Megale, do O Globo.

Apuração da PF aponta que o general esteve com Bolsonaro em 9 de dezembro de 2022, no Alvorada, e teria acenado positivamente para uma eventual trama golpista. O POVO esteve na sede da PF em Fortaleza durante o depoimento do general Teophilo, que passou mais de cinco horas no local e saiu sem responder perguntas. "Nada a declarar", foi a única resposta de um homem que acompanhava o general. Ambos seguiram em silêncio até um veículo e foram embora.

O militar cearense foi citado em delação premiada pelo ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, o tenente-coronel Mauro Cid, como um dos envolvidos numa suposta articulação para aplicar um golpe de Estado em 2022. Theophilo depôs um dia após Bolsonaro e aliados serem ouvidos em Brasília, no último dia 22.


 

Comentários