• 21/06/2023
  • por Resenha Politika

Reconhecimento

Governador da Paraíba promove 14 policiais militares por ato de bravura

Governador da Paraíba promove 14 policiais militares por ato de bravura

O Diário Oficial desta quarta-feira (21) trouxe a promoção de 14 praças da Polícia Militar por ato de bravura, que é a ascensão funcional que enaltece atitudes de coragem incomum e audaciosa de policiais que realizaram ações que ultrapassam os limites do seu dever funcional, a exemplo de efetuar prisões e evitar a consumação de crimes mesmo estando de folga.
 
Foi o caso do agora subtenente Alexandre Henrique de Andrade, do Batalhão de Operações Especiais (5ª Companhia do Bope) de Campina Grande. Ele estava de folga buscando um atendimento médico, numa clínica do bairro da Prata, em Campina Grande, quando percebeu dois criminosos rendendo e assaltando um carro dos Correios na frente da clínica. Após procedimentos de segurança para não colocar a vida do entregador em risco, ele perseguiu a pé os acusados e, depois de uma troca de tiros, prendeu todos dois e recuperou a carga que estava sendo levada.
 
Critérios – Antes de ser promovido por ato de bravura, os policiais passam por etapas criteriosas, que começam com a instauração de um conselho especial por ato de bravura, iniciado pelo comando-geral da PM. Nesse conselho são analisados: caso concreto, amplitude da ocorrência e a norma que assegura esta promoção extra na carreira profissional. O último ato é do governador João Azevêdo, que publica a promoção, após toda essa análise anterior.
 
O governador João Azevêdo já concedeu 6.027 promoções na Polícia Militar, de 2019 até agora, entre eles, a dos praças por ato de bravura.
 
Confira a lista de promovidos por ato de bravura:
 
Subtenente Alexandre Henrique de Andrade
Subtenente Williams Alexandre de Lira
Subtenente Clayton de Carvalho Silva
1° Sargento Wellington Silva Barbosa
1° Sargento José Djair Custódio
1° Sargento José Djair Ferreira
2º Sargento Salomão Vicente de Lima Neto
2º Sargento Gilvan Lopes de Souza Júnior
2º Sargento Bartolomeu Edwin Leite Toletino
2° Sargento Lindenberg Marques Rodrigues
3º Sargento Thyego Dantas Pereira de Aquino
3º Sargento Leonardo do Nascimento Ferreira
3º Sargento Juilamys de Morais Lima Marinho 
Cabo Victor Hugo Oliveira da Silva

Comentários