• 13/11/2023
  • por Resenha Politika

Governo da Paraíba amplia programa do leite e mais 6 mil famílias serão beneficiadas em sete municípios

Governo da Paraíba amplia programa do leite e mais 6 mil famílias serão beneficiadas em sete municípios

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Humano(Sedh), está ampliando a abrangência do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA-Leite) contemplando cerca de 6 mil famílias no Estado. Na última sexta-feira (10), o Programa chegou ao município de Lagoa Seca, atendendo 252 famílias. Com a medida, o PAA-Leite – antes presente em 79 municípios – vai expandir o atendimento para 35 mil pessoas em situação de vulnerabilidade social e insegurança alimentar com a inclusão de outros seis municípios: Pombal, Malta, Cajazeirinhas, João Pessoa, Areial e Montadas.

A inclusão de Lagoa Seca no PAA-Leite vai melhorar a qualidade de vida de pessoas como a dona de casa Roseane Brito (34), mãe solo de quatro filhos, com idades de 15, 10, 4 e 2 anos - sendo os dois mais novos com autismo e autismo extremo, respectivamente -, que ressaltou a importância da chegada do programa para ela. “Vem suprir a necessidade. Quem tem filhos menores de quatro anos vai entender que o leite é o principal alimento, que vai suprir as necessidades da criança. As coisas estão muito caras, é um alimento que vai ajudar a enriquecer a saúde dos meus filhos, chega numa hora boa, e, pelo preço das coisas, seria impossível comprar cinco litros de leite semanalmente. Veio para suprir mesmo a demanda da minha casa. Estou muito feliz por ter sido abraçada pelo projeto”, comemorou.

A secretária de Estado do Desenvolvimento Humano, Pollyanna Dutra, acompanhada da gerente executiva de Segurança Alimentar, Telma Virgínia, e do diretor da Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos do Município de Cabaceiras(Ascomcab), esteve no Centro de Formação Elizabeth e João Pedro Teixeira, em Lagoa Seca, onde se reuniu com as famílias que passaram a ser beneficiadas pelo PAA-Leite, executado em parceria com o Governo federal. Na ocasião, foram repassadas informações quanto ao funcionamento do programa, acondicionamento e manejo do produto. Famílias de Pombal, Malta, Cajazeirinhas também passarão a ser atendidas nesta semana, com a entrega de até sete litros de leite por semana.

A secretária Pollyanna Dutra destacou a importância da expansão do PAA-Leite para reverter situações de vulnerabilidade social. “O programa atualmente distribui milhares de litros de leite diariamente para 29 mil famílias, e estamos expandindo para 35 mil, beneficiando aquelas pessoas com deficiência nutricional. Essa expansão integra uma rede de projetos de segurança alimentar e nutricional, atestada pelo Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea-PB). Entendemos que, com o alimento de qualidade chegando na ponta, conseguiremos diminuir e reverter as delinquências, as violências, e com isso formar um cidadão apto para ter sua autonomia. A princípio serão beneficiadas comunidades que estão com indicadores sociais que precisam ser melhorados”, disse.

E explicou: “O Governo do Estado entende que o combate à fome e à pobreza é um dos principais eixos de sua gestão, e, em parceria com o Governo Federal, traz o programa a Lagoa Seca. É um programa existente na Paraíba, que integra o Programa de Aquisição de Alimentos, de fomento à Agricultura Familiar adquirindo o leite dos pequenos produtores rurais, aquecendo a dinâmica no campo e chegando às cidades oferecendo alimento de qualidade às pessoas mais vulneráveis. A intenção do Governo é chegar aos 223 municípios, é conseguir alcançar crianças subnutridas, idosos, pessoas com deficiência e em vulnerabilidade de modo geral”.

Comentários