• 23/11/2023
  • por Resenha Politika

Social

Governo da Paraíba implanta programa do leite na cidade de Pombal e passa a atender mais de 31 mil famílias

Governo da Paraíba implanta programa do leite na cidade de Pombal e passa a atender mais de 31 mil famílias

O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA-Leite), gerido pelo Governo da Paraíba, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Humano (Sedh), chegou nesta quarta-feira, (22), ao município de Pombal, no Sertão do Estado, beneficiando 800 novas famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social e insegurança alimentar, e passarão a receber até sete litros de leite de cabra por semana.

A dona de casa Girleide dos Santos, mãe de gêmeas fala com gratidão e alegria da importância de começar a receber este alimento: “Fiquei tão feliz em saber que o governo iria dar o leite para ajudar os pobres, é uma benção. Graças a Deus, veio na hora certa para alimentar as minhas filhas porque não tenho condições de comprar”.

O PAA-Leite é um programa executado pelo Governo da Paraíba, em parceria com o Governo Federal, que integra o Programa de Aquisição de Alimentos, de fomento à Agricultura Familiar, adquirindo o leite dos pequenos produtores rurais, aquecendo a dinâmica no campo e chegando às cidades oferecendo alimento de qualidade às pessoas mais vulneráveis.

Com a implantação do Programa em Pombal, serão 81 cidades atendidas pelo PAA-Leite, beneficiando cerca de 31,1 mil famílias no estado, com a distribuição de 217,7 mil litros de leite semanalmente, adquiridos junto aos mais de 1.500 produtores rurais da Agricultura Familiar cadastrados no programa, e beneficiados por nove usinas.

A secretária de Estado de Desenvolvimento Humano, Pollyanna Dutra, ressalta o início do programa no município: “Iniciamos hoje, na cidade de Pombal, o Programa do Leite, que atenderá 800 beneficiários com até sete litros de leite por semana. Esse momento é um verdadeiro marco, pois Pombal está localizada na região que é a maior bacia leiteira do Sertão e poder levar o leite para as famílias de lá é algo muito significativo, sem falar no que isso representa para os produtores e para a economia local. Trata-se de uma expansão do programa não somente para o atendimento às famílias, mas também para a economia local.”

“O Programa de Segurança Alimentar, o PAA-Leite especificamente, visa dois objetivos: melhorar a qualidade nutricional das pessoas, ao mesmo tempo que melhora as economias do pequeno produtor e local. É um Programa bem pensado por ser o leite um alimento dos mais ricos que existem para nossas crianças e para as mães é um alento, por ter um alimento mais saudável para seus filhos, mais enriquecido e que pode ser utilizado de diversas maneiras”, ressaltou a secretária.

A gerente executiva de Segurança Alimentar, Telma Virgínia, destacou a importância do PAA-Leite executado Governo do Estado. “Em Pombal será distribuído o leite de vaca, cujo valor está mais atrativo no Programa que no mercado, e o Estado tem se esforçado muito para que isso permaneça, prova disso é que o Governo paga um subsídio: pelo leite de vaca é pago R$ 0,60 por litro, ao produtor; e também aos laticínios que fazem o beneficiamento”, afirmou.

Comentários