• 08/08/2023
  • por Resenha Politika

Governo da Paraíba lança edital do ParaíbaTEC para contratação de professores que irão atuar no projeto Porto que Educa

Governo da Paraíba lança edital do ParaíbaTEC para contratação de professores que irão atuar no projeto Porto que Educa

Governo da Paraíba, por meio do programa ParaíbaTEC, em parceria com o Programa de Qualificação Portuária "Porto que Educa", lançou nesta terça-feira (8) o edital para contratação de professores bolsistas. A iniciativa, que é fruto de uma colaboração entre a Secretaria de Estado da Educação e a Companhia Docas da Paraíba, visa qualificar trabalhadores do Porto de Cabedelo e a comunidade local para atenderem as demandas específicas do setor portuário.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas por meio do endereço eletrônico bit.ly/pbtec até o dia 15 de agosto. Ao todo, estão sendo ofertadas 12 vagas, além da criação de um cadastro reserva.

O processo de seleção será realizado por meio de análise curricular. Professores e servidores da educação básica, bem como servidores públicos estaduais de cargos técnicos que atendam aos requisitos solicitados no edital estão aptos a concorrer. Os profissionais selecionados receberão bolsas-auxílio, com valores variando de acordo com a titulação, indo de R$ 21 h/a para quem tem graduação, licenciatura, bacharelado, tecnólogo e técnico até R$ 42 h/a para doutores. O resultado da seleção será divulgado no dia 25 de agosto.
Além de preencher o formulário online no ato da inscrição, os interessados devem anexar cópia dos documentos de identificação pessoal e CPF, cópia dos documentos comprobatórios de titulação acadêmica e cópia dos documentos comprobatórios da experiência profissional.

O "Porto que Educa" é parte do projeto Porto Cidade, com cursos ofertados pelo programa ParaíbaTEC. O público-alvo do programa são trabalhadores do porto que buscam aprimoramento, jovens em busca de formação profissional para ingressar no setor portuário e demais setores da cidade, bem como a comunidade local interessada em adquirir conhecimentos nas áreas de qualificação. O objetivo é promover qualificação profissional e o desenvolvimento socioeconômico da região portuária.

Os cursos técnicos do "Porto que Educa" devem englobar as áreas de administração, inglês e espanhol, e serão ministrados presencialmente, combinando teoria e prática, com foco nas necessidades específicas dos setores atendidos. Serão utilizados recursos didáticos modernos, como vídeos, estudos de caso, simulações e visitas técnicas para auxiliar os alunos.
Edital para profissionais técnicos - Além do edital voltado para professores que atuarão no Porto que Educa, a SEE-PB também abriu inscrições para o Processo de Seleção Pública Simplificada que visa selecionar profissionais que estejam interessados em ocupar o cargo de Profissional Bolsista, para exercer a função Supervisor e/ou Apoio nos Cursos de Formação Inicial Continuada do Programa ParaíbaTEC (Associação Beneficente São José). As inscrições também vão até o dia 15 de agosto.
Para ter acesso aos editais completos os interessados devem acessar o link bit.ly/pbtec.

Comentários