• 21/03/2020
  • por Resenha Politika

Coronavírus

Governo da Paraíba muda rotina dos Condomínios Cidade Madura para assegurar a saúde dos idosos

Governo da Paraíba muda rotina dos Condomínios Cidade Madura para assegurar a saúde dos idosos

A rotina no funcionamento dos seis Condomínios Cidade Madura existentes nas cidades de João Pessoa, Campina Grande, Guarabira, Patos, Sousa e Cajazeiras sofreu mudanças, a fim de assegurar a saúde dos idosos ali residentes – entre as quais a suspensão de visitas, uma vez que se constituem no público mais vulnerável aos contágios do Covid-19. As mudanças estabelecidas obedecem à determinação do Decreto Nº 40.122, - Situação de Emergência no Estado - e à Normativa Nº 01 anunciada pelo governador João Azevêdo.

O secretário de Estado do Desenvolvimento Humano, Tibério Limeira, determinou à Gerência Executiva de Proteção Social Básica (GEPSB) que envidasse esforços para que todos os idosos residentes nos condomínios tivessem sua saúde assegurada, tendo em vista que eles compõem o grupo de risco.

Tibério Limeira adiantou que foi determinado às coordenações de cada condomínio que sejam intensificadas a limpeza das áreas comuns dos condomínios, bem como foram suspensas as visitas de familiares e amigos, exceto no caso de algum idoso que esteja acometido de doença. Os idosos também estão sendo informados sobre como se prevenir contra o coronavírus.

“Estão sendo realizadas visitas domiciliares pelas equipes dos núcleos de saúde às pessoas idosas para repasse de informações sobre os cuidados básicos na prevenção do contágio pelo Covid-19;  há restrição de entrada no condomínio de pessoas não residentes, incluindo familiares e amigos, exceto dos familiares em caso de adoecimento do idoso residente; foram canceladas toda e qualquer atividade no condomínio que aglomere pessoas; disponibilizamos veículo à equipe de coordenação local, para quando necessário realizar aquisição de gêneros de primeira necessidade, alimentos e medicamentos para os idosos ou qualquer outra demanda necessária”, enumerou o secretário.

A gerente Executiva de Proteção Social Básica, Gilmara de Oliveira, informou ainda que, estão sendo realizadas ações de monitoramento pelos Núcleos de Saúde das pessoas idosas com sintomas de gripe, resfriados ou qualquer outro sintoma de enfermidade, orientando para que fiquem em isolamento residencial por um período de 14 dias. “Aqueles que chegam ou saem do condomínio são orientados quanto aos procedimentos corretos de higienização das mãos. Para isso, devem utilizar o lavatório existente na guarita de entrada do condomínio. Os familiares estão sendo contatados e recebendo informes das ações de prevenção que estão sendo prestados aos idosos, buscando sensibiliza-los quanto à necessidade da restrição das visitas”, observou a gerente.

Comentários