• 26/07/2023
  • por Resenha Politika

Governo manda Google e Facebook removerem anúncios falsos do 'Desenrola'

Governo manda Google e Facebook removerem anúncios falsos do 'Desenrola'

A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacom) ordenou que o Google e o Facebook retirem do ar os anúncios falsos envolvendo o nome do Desenrola Brasil — programa do governo federal para renegociação de dívidas. Caso a determinação seja descumprida, as empresas poderão ser multadas em R$ 150 mil por dia. Elas terão 48 horas para a remoção do conteúdo. 

A Senacon também solicitou que o Google e o Facebook apresentem relatórios de transparência "sobre as medidas adotadas para limitar a propagação desses materiais, devendo o relatório conter a identificação de todos os conteúdos e anúncios envolvendo o projeto 'Desenrola'". A determinação foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (26/7).

Golpistas estão utilizando as redes sociais para divulgar links falsos com o nome do programa do governo federal, com o objetivo de levar as pessoas a fornecerem dados confidenciais e a realizarem transações bancárias. A Federação dos Bancos (Febraban) alerta que os cidadãos interessados em renegociar as dívidas por meio do Desenrola Brasil devem buscar informações apenas dentro dos canais oficiais dos bancos que aderiram ao programa, como agências, no internet banking ou em seus aplicativos bancários.

Comentários