• 21/09/2022
  • por Resenha Politika

Eleições 2022

Heron Cid defende energia solar de graça para aliviar orçamento de famílias de baixa renda

Heron Cid defende energia solar de graça para aliviar orçamento de famílias de baixa renda

Com o aumento das taxas de energia, o valor da conta para o consumidor vem pesando no orçamento. Uma pesquisa da Associação dos Grandes Consumidores Industriais de Energia e de Consumidores Livres (Abrace) mostrou que, depois da alimentação, os gastos com energia e saúde estão liderando os custos mensais do brasileiro. Candidato a deputado federal, Heron Cid (PSB) defende a criação de uma política nacional para garantir o acesso à energia solar para pessoas em situação de vulnerabilidade social.

A proposta do jornalista é que pessoas que atualmente são contempladas pelos programas de assistência social, como Auxílio Brasil, e que vivam na zona rural, sejam priorizadas e recebam, de maneira gratuita, as placas de energia solar.  A instalação reduziria consideravelmente os custos com a conta de energia.

Heron cita o Sertão paraibano, conhecido pelas altas temperaturas, tempo seco e ensolarado, como local ideal para abrigar esse projeto. Com ele, moradores da região que se enquadram nos critérios teriam um custo a menos no orçamento mensal. “Nossa região tem um potencial imenso de geração de energia solar e não pode ser só para quem pode pagar ou financiar no banco”, avaliou.

Ele ressalta que com a medida, os recursos seriam destinados para associações rurais, que seriam responsáveis pela compra e instalação das placas de energia solar. Agricultores e autônomos também poderão ser contemplados com a política. “Meu mandato estará à disposição para formular leis, projetos e fomentar esse tema tão relevante para a economia, o desenvolvimento da região e a geração de renda”, pontuou.

Entre as vantagens da energia solar se destacam a redução dos gastos mensais, o impacto positivo no meio ambiente, por ser uma prática sustentável; a durabilidade e baixa manutenção e a previsibilidade, já que, uma vez instalada, os custos não são alterados pela inflação.

 Assessoria 

Comentários