• 16/02/2023
  • por Resenha Politika

Saúde

HU de Cajazeiras alerta sobre os cuidados com as ISTs durante o Carnaval

HU de Cajazeiras alerta sobre os cuidados com as ISTs durante o Carnaval

Não somente no período do Carnaval, mas em todo o ano é de extrema importância os cuidados contra as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) como: sífilis, herpes genital, HIV/Aids, gonorreia, hepatites B e C dentre outras. O principal meio de prevenção ainda é a “camisinha”.


Segundo dados do Ministério da Saúde, entre as ISTs, houve aumento do número de casos de sífilis no Brasil. Cerca de 64.300 casos de sífilis foram registrados somente no primeiro semestre de 2021. O número é 16 vezes maior do que em todo o ano de 2010, quando 3.936 pessoas foram diagnosticadas com a doença.

O médico infectologista do HUJB-UFCG/Ebserh, Dr. Fernando Chagas, explicou que a epidemia
de sífilis que começou lá atrás, entre 2014 e 2015, quando teve a diminuição da matéria-prima
da penicilina benzatina, e só depois de 2016, 2017 voltou a sua produção normal. Porém,
observou-se resistência aos medicamentos e uma grande disseminação na época.

Ele também alertou sobre os números do HIV/Aids no qual registraram 199 óbitos (janeiro a 
outubro/2022) no estado da Paraíba e existem cerca de 250.000 portadores do vírus no Brasil
que não sabem que o tem e estão transmitindo a outras pessoas.É importante frisar que a população realize testes regulares e rápidos para detecção de HIV,  sífilis e hepatites B e C, tenha cuidado com múltiplos parceiros, além de quando precisar, ter acesso à profilaxia pré e pós-exposição. Entre as ISTs que temos vacina estão a hepatite B e o HPV, que todos podem ter acesso de forma gratuita na unidade básica de saúde.

Caso a pessoa tenha relações sexuais sem usar o preservativo e suspeita de contrair o HIV/Aids,  existem os serviços de Profilaxia Pós-Exposição – PEP - até 72 horas após a disposição - disponíveis em todas as maternidades, hospitais regionais, de Trauma e UPAs no estado da Paraíba e com isso ter acesso aos retrovirais durante o período de 28 dias. 

Por fim, neste ano, temos também como alerta a varíola dos macacos ou monkeypox, embora não seja uma IST, a sua transmissão se dá através de contato pele a pele de pessoas infectadas, o que pode ser intensificado pelas festas do período carnavalesco. Além disso apresenta como sintomas: lesões genitais acompanhadas de febre, por exemplo.

Devido à dificuldade do diagnóstico devido a semelhança com outras doenças, pode haver um
grande número de casos subnotificados da monkeypox, ressalta o Dr. Fernando. Sobre a Ebserh - O HUJB-UFCG faz parte da Rede Ebserh/MEC desde dezembro de 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 Hospitais Universitários Federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.
 

Comentários