• 15/07/2022
  • por Resenha Politika

HUJB alerta para sintomas e tratamento dos cânceres de cabeça e pescoço

HUJB alerta para sintomas e tratamento dos cânceres de cabeça e pescoço

Nesse Julho Verde, mês de prevenção do câncer de cabeça e pescoço, que atinge mais de 20 mil pessoas todos os anos. O Hospital Universitário Júlio Bandeira da Universidade Federal de Campina Grande vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH/MEC) em Cajazeiras, PB, chama atenção para os sintomas desses tumores que podem incluir o aparecimento de um nódulo, uma ferida que não cicatriza, dor de garganta que não melhora, dificuldade para engolir e alterações na voz ou rouquidão. Entretanto, estes sintomas também podem ser causados ​​por outras condições clínicas.
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o cigarro e a bebida alcoólica são responsáveis por 70% dos casos dessa neoplasia. Por isso, a principal forma de prevenção é evitar o consumo de álcool e produtos do tabaco. Além disso, proteger os lábios do sol com o uso do protetor solar é muito importante. A infecção pelo HPV é outro fator de risco para esse tipo de câncer.

Na Paraíba, dois hospitais universitário federais vinculados à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) integram a lista dos serviços com médicos cirurgiões de cabeça e pescoço para o diagnóstico e o tratamento desses tumores. São eles: Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW-UFPB) em João Pessoa e o Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC-UFCG) em Campina Grande.

 

Campanha – Dia 27 de julho é o Dia Mundial de Prevenção do Câncer de Cabeça e Pescoço e, para conscientizar os brasileiros sobre a importância do diagnóstico precoce, a Associação de Câncer de Boca e Garganta criou a campanha Julho Verde. O objetivo é alertar para um tumor que, na maioria dos casos, tem diagnostico tardio, pois os indivíduos não dão a atenção devida aos primeiros sinais. 

Comentários