• 28/05/2018
  • por Resenha Politika

Crise

Humberto Costa acusa Temer e Pedro Parente de provocar a crise dos combustíveis

Humberto Costa acusa Temer e Pedro Parente de provocar a crise dos combustíveis

O senador Humberto Costa (PT-PE) acusou nesta segunda-feira (28) o presidente da República, Michel Temer, e o presidente da Petrobras, Pedro Parente, de favorecer os acionistas da estatal petrolífera e prejudicar os cidadãos com uma política de preços injusta. Ao avaliar que as reivindicações dos caminhoneiros em greve são justas, o senador lembrou que os combustíveis subiram muito acima da inflação nos últimos dois anos, situação que contrastou com o congelamento de 13 anos no preço do gás de cozinha sob os governos de Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff.

Segundo Humberto Costa, a política da Petrobras, que impõe reajustes frequentes nos preços dos combustíveis, é desastrosa e torna imprevisíveis os custos dos usuários dos produtos. Ele denunciou ainda o sucateamento das unidades da estatal para fins de venda “a preço de banana”.

— O Brasil está fazendo a opção de exportar o petróleo bruto e importar derivados. Ao mesmo tempo em que os preços internos são altos, as refinarias estão ociosas. A política é absurda — observou.

Apresentando números comparativos do desempenho da Petrobras com empresas concorrentes de outros países, Humberto Costa negou que as administrações do PT tenham quebrado a estatal. Ele também rejeitou as críticas à carga tributária sobre os combustíveis, argumentando que a situação não é muito diferente em outros países. E advertiu que os cortes de tributos vão recair diretamente em prejuízos aos programas sociais.

— Se promovermos desoneração, como alguns querem, vai faltar dinheiro para as despesas mínimas da União.

Senado Federal

Comentários