• 01/03/2023
  • por Resenha Politika

IBGE conclui coleta de dados do Censo com apenas 91% da população estimada

IBGE conclui coleta de dados do Censo com apenas 91% da população estimada

Sete meses depois do início da coleta de dados do Censo Demográfico 2022, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou, nesta quarta-feira (1º), a conclusão desta fase do trabalho.

Segundo o instituto, a contagem chegou a 189.261.144, o que corresponde a apenas 91% da prévia da população estimada em 28 de dezembro. 

Nessa etapa de apuração, são feitos os trabalhos de análise dos dados do Censo, que incluem questões como supervisão pontual, crítica e consistência dos dados e imputação dos dados, que é uma técnica usada para incluir dados que estão ausentes.

No caso deste Censo, como a coleta dos dados foi de apenas 91% da população estimada, esse processo de imputação dos dados terá que abranger uma parcela maior da população. Nenhum Censo consegue 100% da cobertura da população, mas em geral a parcela faltante fica abaixo dos 5%.

Em seu comunicado, o IBGE destaca que segue em operação a pesquisa de Pós-Enumeração (PPE), que faz uma análise detalhada dos resultados de uma amostra de 1,5% dos setores censitários (parcelas pelas quais está dividido o território brasileiro). O objetivo é fornecer recursos para a avaliação da cobertura e da qualidade da coleta.

 

 

 

 

Comentários