• 13/12/2023
  • por Resenha Politika

João Azevêdo destaca potencial econômico do Nordeste para atração de novos investimentos em reunião do Conselho da Sudene

João Azevêdo destaca potencial econômico do Nordeste para atração de novos investimentos em reunião do Conselho da Sudene

O presidente do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste (Consórcio Nordeste) e governador da Paraíba, João Azevêdo, participou, nesta quarta-feira (13), em Recife, Capital de Pernambuco, da 32ª reunião do Conselho Deliberativo da Sudene (Condel). Na ocasião, foram apresentadas as metas de 2024 dos fundos regionais – o Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE) e o Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE), que irão investir cerca de R$ 40 bilhões na região no próximo ano.

Na oportunidade, o governador João Azevêdo ressaltou a importância da integração dos estados do Nordeste com a Sudene para impulsionar o desenvolvimento regional. “A nossa região tem um forte potencial em diversos segmentos econômicos, dentre eles, a energia limpa e o turismo. O Nordeste  tem dado exemplo de união ao país e é justamente esse esforço conjunto que tem nos ajudado a atrair grandes investimentos que geram emprego, renda e melhoram a qualidade de vida da nossa população”, frisou.

O ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, destacou a atuação da Sudene para o desenvolvimento do Nordeste e a importância da contribuição dos governadores na definição das prioridades da região. “Nós tivemos a oportunidade de discutir a programação orçamentária para 2024, o calendário de reuniões do Condel e os projetos prioritários que fazem parte de toda uma estratégia regional. O Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste e o Fundo de Desenvolvimento do Nordeste têm sido grandes exemplos para o incentivo de grandes negócios, novas atividades econômicas e isso tem gerado emprego e renda e, principalmente, novas expectativas em relação ao futuro”, comentou.

O superintendente da Sudene, Danilo Cabral,  destacou os investimentos apresentados para os governadores  em eixos estratégicos para reduzir as desigualdades regionais. “Nessa reunião, nós definimos os parâmetros para a destinação de recursos que temos através dos Fundos Constitucionais. São quase R$ 40 bilhões para investirmos no Nordeste em áreas como desenvolvimento produtivo, inovação, sustentabilidade, infraestrutura e desenvolvimento social. Esses recursos serão distribuídos de forma isonômica, todos os estados terão um percentual, e a Paraíba tem muitos investimentos nas áreas de infraestrutura, energia limpa e turismo”, comentou.

Também participaram da reunião os governadores Jerônimo Rodrigues (Bahia) e Fátima Bezerra (Rio Grande do Norte), os vice-governadores Themístocles Filho (Piauí), Priscila Krause (Pernambuco) e Jade Afonso (Ceará); a vice-prefeita de Recife, Isabella de Roldão; e o presidente do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Paulo Câmara.

Comentários