• 26/03/2024
  • por Resenha Politika

Banco Mundial

João Azevêdo destaca união de forças dos estados do Nordeste para investimentos em segurança hídrica

João Azevêdo destaca união de forças dos estados do Nordeste para investimentos em segurança hídrica

O governador João Azevêdo participou, nesta terça-feira (26), em João Pessoa, do Seminário Internacional sobre a Iniciativa de Segurança Hídrica para o Nordeste (ISHN). O evento promovido pelo Banco Mundial e o Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste (Consórcio Nordeste) segue até esta quarta-feira (28) e tem o objetivo de discutir a gestão sustentável da infraestrutura hídrica e o gerenciamento de recursos hídricos em tempos de seca.

Na ocasião, o chefe do Executivo estadual ressaltou a importância da troca de experiências entre os estados do Nordeste e destacou que a Paraíba tem investido mais de R$ 2,5 bilhões em recursos hídricos. “A união de forças é fundamental para enfrentar o problema da escassez de água e este seminário pode trazer sugestões e alternativas para uma grande maioria dos estados do Nordeste. Na Paraíba, temos grandes obras para trazer segurança hídrica e realizado uma gestão importante desses recursos. Estamos construindo as adutoras do Cariri e do Curimataú para atender regiões com menores incidências de chuvas, temos um importante programa de segurança de barragens, demonstrando o nosso olhar especial para este segmento, uma vez que 90% dos nossos municípios estão no semiárido”, frisou.

A especialista sênior em Gestão de Recursos Hídricos do Banco Mundial, Paula Freitas, afirmou que o seminário irá permitir o aprofundamento de diálogo com os estados da região Nordeste para a definição de soluções conjuntas a fim de avançar nas ações de segurança hídrica. “O Banco Mundial tem uma parceria longa com o Consórcio Nordeste na área de água, pensando nos desafios que a região tem com os impactos da seca e as necessidades de fortalecer a sua segurança hídrica em diversos momentos. Nessa linha de atuação, temos engajamento com alguns estados e entendemos que uma visão regional teria a possibilidade de alavancar melhor as soluções para os estados, olhando em paralelo para as individualidades”, comentou.

A diretora interina da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico, Ana Carolina Argolo, evidenciou a importância da integração das instituições para garantir ações efetivas para oferta de água para a população. “O governo federal está presente nesta discussão para falar sobre segurança hídrica no Nordeste. Essa é uma pauta que precisa de um esforço técnico, social e financeiro conjunto. Aprendemos que precisamos atuar não apenas na infraestrutura, mas na gestão dos recursos para alcançar os nossos objetivos e criar mecanismos que mitiguem mudanças climáticas, pensando sempre em qualidade e quantidade de uma forma democrática”, disse.

O presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Marcelo Pinto, parabenizou o Banco Mundial pela realização do evento e reunir diversas entidades ligadas ao gerenciamento de recursos hídricos para debater problemáticas e discutir soluções. “Nós estamos atuando em diversas frentes para compartilharmos projetos para podermos de forma conjunta viabilizar obras, garantir segurança hídrica e minimizar os problemas da seca no Nordeste”, pontuou.

Participaram da abertura do seminário Johannes Zutt (diretor do Banco Mundial para o Brasil), Giuseppe Serra Seca (secretário nacional de Segurança Hídrica), além dos auxiliares da gestão estadual Deusdete Queiroga (secretário da Infraestrutura e dos Recursos Hídricos), Virgiane Melo (secretária executiva da Infraestrutura e dos Recursos Hídricos), Marcus Vinícius Neves (presidente da Cagepa) e Porfírio Catão (presidente da Aesa).
 

Comentários