• 21/08/2019
  • por Resenha Politika

Pauta

João Azevêdo e demais governadores definem primeira compra conjunta do Consórcio Nordeste

João Azevêdo e demais governadores definem primeira compra conjunta do Consórcio Nordeste

O governador João Azevêdo participou, nesta quarta-feira (21), de reunião do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste (Consórcio Nordeste), em Teresina, no Estado do Piauí. No encontro, os gestores da região definiram a primeira compra conjunta do Consórcio, na área da saúde, e deliberaram sobre a agenda internacional, que será realizada em novembro, para apresentar as potencialidades da região em países da Europa.
 
Durante o encontro, os governadores também discutiram a necessidade da elaboração de um plano de intervenção junto às agências agropecuárias dos Estados para assegurar competitividade e sustentabilidade do setor na região e manifestaram preocupação em relação às privatizações de empresas estatais. 
 
Na oportunidade, o chefe do Executivo da Paraíba fez uma avaliação positiva do encontro e destacou que o Consórcio Nordeste tem conquistado avanços e estabelecido metas importantes para beneficiar a população nordestina. “Encerramos mais uma reunião do Consórcio que tratou de várias pautas e decidimos os próximos passos em cada política pública que ficou definida como prioridade do Consórcio. Na área da saúde, teremos, na próxima semana, uma reunião de fechamento definitivo de licitação conjunta que será feita entre todos os Estados do Nordeste; estabelecemos uma pauta com os secretários da Fazenda para discutir a reforma tributária, pois os Estados precisam se posicionar em relação ao tema; estabelecemos o cronograma para a nossa agenda internacional na Europa, na segunda quinzena de novembro; e, além disso, vamos participar de um grande roadshow com empresários da Alemanha no Rio Grande do Norte”, explicou. 
 
O governador do Piauí, anfitrião do evento, Wellington Dias, disse que a reunião desta quarta-feira representa um momento importante para o país. “Nós tratamos de uma pauta de interesse público e saímos daqui com nossa equipe preparada para trabalhar, sob a orientação do Consórcio, com um mapa de investimentos no Nordeste; são projetos nas áreas da infraestrutura e energia, por exemplo, e que vão nos ajudar em apresentações nacionais e internacionais, o que é fundamental para o atual momento do Brasil”, avaliou.
 
O presidente do Consórcio Nordeste e governador da Bahia, Rui Costa, destacou a importância da união dos gestores para assegurar melhorias na gestão pública e investimentos para a região. “Essa é uma reunião muito importante e consagra os primeiros passos do Consórcio Nordeste, uma iniciativa que permite o compartilhamento de experiências, ações e projetos que visam qualificar a gestão de todos os Estados”, disse. 
 
Também estiveram presentes os governadores Flávio Dino (Maranhão), Camilo Santana (Ceará), Fátima Bezerra (Rio Grande do Norte), Belivaldo Chagas (Sergipe), além de Luciano Barbosa (vice-governador de Alagoas) e Luciana Santos (vice-governadora de Pernambuco).

Comentários