• 13/06/2023
  • por Resenha Politika

Financiamento

João Azevêdo recebe representantes do Brics e discute projetos de segurança hídrica para o Curimataú e Sertão

João Azevêdo recebe representantes do Brics e discute projetos de segurança hídrica para o Curimataú e Sertão

O governador João Azevêdo recebeu, nesta terça-feira (13), em João Pessoa, a missão do  Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), conhecido como o Banco do Brics, ocasião em que foi discutido o projeto de financiamento de R$ 350 milhões, dos quais R$ 50 milhões são de contrapartida do Governo do Estado, destinado às obras da segunda etapa da adutora do Curimataú e da adutora da microrregião 89, que vai atender vários municípios do Sertão. 
 
Na ocasião, o chefe do Executivo estadual ressaltou a prioridade do governo em garantir segurança hídrica para todas as regiões do estado e o equilíbrio financeiro do estado para executar obras importantes. “Nós temos um foco de assegurar água de qualidade para os nossos municípios e graças a nossa capacidade de investimentos, podemos firmar parcerias para levarmos obras estruturantes que garantem qualidade de vida, saúde e desenvolvimento econômico para todas as regiões”, frisou. 
 
O secretário de estado da Infraestrutura e dos Recursos Hídricos, Deusdete Queiroga, explicou que o contrato com o NDB deve ser celebrado até o final do ano. “Além de diversos municípios do Curimataú, as cidades de Catolé do Rocha, Lagoa, Bom Sucesso, Brejo dos Santos, Jericó e Mato Grosso, no Sertão, também serão contempladas com esses investimentos. O banco já nos autorizou a licitar a segunda etapa da adutora do Curimataú, o que vai agilizar bastante o processo, para darmos continuidade a essa obra que a Cagepa já está executando a primeira etapa”, pontuou. 
 
O presidente da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), Marcus Vinícius, destacou o trabalho do órgão na construção e operacionalização dos projetos. “Junto com a missão do NDB, fizemos visitas às cidades da TransParaíba, onde já temos 108 Km da adutora em implantação na primeira etapa. Também estivemos no Sertão, onde mostramos a chegada das águas do Rio São Francisco, passando pelo Rio Piranhas, e missões como essas são importantes para demonstrarmos a importância da segurança hídrica para o estado e estamos engajados para rapidamente assinar esse contrato e entregar as obras à população porque o que mais nos importa é levar água na torneira com qualidade e quantidade”, sustentou.
 
O diretor do escritório regional do NDB, Thadeu Abicalil, manifestou sua satisfação com o projeto na reunião com o governador João Azevêdo e se colocou à disposição para ampliar as parcerias com o governo. 
 
Também participaram da reunião, a secretária executiva da Infraestrutura e dos Recursos Hídricos, Virgiane Melo; além de representantes do NDB, Raisa Leao, Tony Nkuna, Juliana Franco Ramos, George Sosola e Mikhail Moshkov.

Comentários