• 17/09/2022
  • por Resenha Politika

Educação

João Azevêdo supera a soma dos três governos anteriores na evolução do IDEB; Bernardino Batista é a segunda no Alto Sertão

João Azevêdo supera a soma dos três governos anteriores na evolução do IDEB; Bernardino Batista é a segunda no Alto Sertão

O governador João Azevêdo, mesmo com a pandemia e a forte crise econômica que o país atravessa, conseguiu um feito inédito na educação pública. No seu primeiro mandato ele já ficou à frente da soma dos governadores Cássio Cunha Lima, José Maranhão e Ricardo Coutinho na evolução dos números do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), que foram divulgados na manhã desta sexta-feira (16), pelo Ministério da Educação, por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep).

No ranking dos estados, o ensino público estadual nas escolas da Paraíba subiu de 17º para 12º lugar na classificação nacional. A nota do estado ficou acima da média do Nordeste e da média nacional.

Na comparação com outras gestões, o Governo João Azevêdo, ampliou de 3,1 para 3,9, perfazendo numa evolução de 0,8, contra os 0,5 somados das gestões de Cássio, Maranhão e Ricardo, conforme dados obtidos junto ao Ministério da Educação

Na região Cajazeiras, o município de Bernardino Batista  obteve a maior nota do IDEB no Ensino Fundamental Anos iniciais entre os municípios do Vale do Rio do Peixe. Sua nota foi 5,5. O desempenho dos estudantes no Ensino Fundamental, que correspondem do 1º ao 5º Ano, foi o segundo melhor da 9º Regional de Ensino. Em primeiro lugar ficou a cidade de Monte Horebe com a nota 5,6.

Há dois anos, a nota alcançada pela Rede Estadual nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental foi de 4,9. Em 2021, este número subiu para 5,1. Nos Anos Finais, a nota era de 3,8 e saltou para 4,6 em 2021. Por fim, há dois anos, o Ensino Médio da Rede Estadual apresentava o índice de 3,6, subindo para 3,9 em 2021.

Ensino premiado

 

A Rede Estadual de Ensino é composta por mais de 246 mil estudantes e 17 mil professores. A qualidade no ensino público na Paraíba acabou sendo reconhecida nacionalmente com premiações como o Prêmio Excelência em Competitividade, na categoria Boas Práticas, promovido pelo Centro de Liderança Pública (CLP). Além do primeiro lugar no ranking de qualidade de Ensino Remoto, desenvolvido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Comentários