• 25/04/2023
  • por Resenha Politika

Emprego e renda

João Pessoa cai no ranking de cidades empreendedoras e Ruy lamenta apagão administrativo da gestão municipal

João Pessoa cai no ranking de cidades empreendedoras e Ruy lamenta apagão administrativo da gestão municipal

A importância do poder público ampliar o estímulo a geração de emprego e renda tem sido defendida pelo deputado federal Ruy Carneiro em relação ao desenvolvimento da Paraíba. Dentro desse cenário, o parlamentar criticou a queda de João Pessoa no Índice de Cidades Empreendedoras 2023, após a capital paraibana sair de 35ª para 46ª no ranking geral em apenas um ano. 

“A capital e principal cidade do estado não pode continuar sofrendo com indicadores tão negativos e que acabam afastando novos negócios. Na verdade, deveria ser o contrário. O problema é que o caos administrativo instalado na gestão municipal também tem gerado reflexos extremamente prejudiciais para a nossa economia”, lamentou Ruy.

O deputado citou que os próprios indicadores da pesquisa do ICE 2023 revelaram as péssimas condições de João Pessoa em segmentos como infraestrutura. “Nossa capital ficou apenas na 73ª posição entre as cidades avaliadas no item infraestrutura. O caos no transporte público e nas demais condições urbanas com certeza contribuíram para esse resultado desastroso. A pesquisa confirma que o apagão administrativo afasta novos investidores, atrapalha a geração de emprego, renda e acaba prejudicando o desenvolvimento das pessoas e da cidade”, complementou.

Já no tópico mercado, João Pessoa conseguiu ser ainda pior e apareceu apenas como a 78ª colocada. Esse segmento avalia o desenvolvimento econômico do município e também os clientes potenciais. Outro indicador negativo foi o Ambiente Regulatório, onde a capital ficou na posição 71ª. Nesse quesito são avaliados o tempo dos processos que envolvem a rotina do empreendedor, a tributação e a complexidade burocrática. 

O (ICE) 2023 é produzido pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e a rede de empreendedores Endeavor. O ranking leva em consideração sete áreas e o resultado é um instrumento de avaliação, voltado para gestores públicos e organizações de apoio interessadas em gerar impactos na economia dos municípios.

Comentários