• 13/12/2022
  • por Resenha Politika

Brasília

Lula está encantado com Alckmin e gera ciúmes no PT

Lula está encantado com Alckmin e gera ciúmes no PT

Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não esconde o encantamento que tem com o vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSB). A relação dos dois anda tão próxima e afinada que já vem gerando ciúmes dentro do Partido dos Trabalhadores. Uma ala importante da sigla teme que essa aproximação faça com que o ex-tucano se coloque como favorito na linha sucessória para 2026.

O presidente eleito já elogiou seu vice em diversas ocasiões, inclusive publicamente, mas o trabalho como coordenador de transição deixou Lula hipnotizado. "Ele é uma máquina de trabalhar e de produzir resultados", teria dito o petista em conversa com seu núcleo mais próximo. "O Lula elogia o Alckmin em praticamente toda reunião e até em conversa com pessoas mais ligadas a ele", confirmou outra fonte à coluna.

Em grupos de WhatsApp, o presidente recém-diplomado chama o ex-governador de São Paulo exatamente como ele costuma se referir a ele publicamente, "companheiro Alckmin". A frase, embora recorrente na boca de Lula não é utilizada para todas as pessoas de seu entorno. "O presidente só chama de companheiro quem ele tem em sua estima consideração", comentou um aliado.

A competência de Geraldo é aplaudida por diversos segmentos, seja da classe empresarial e até políticos, mas vem causando ruído nas entranhas do PT. A sigla, que já irritou Lula por conta das divisões, como mostrou a coluna, já está calculando o próximo governo de olho nas eleições 2026. Caso Lula cumpra a promessa de não tentar reeleição e o caminho natural é esse, segundo todos os ouvidos, abre-se uma vaga que a legenda nunca teve.

IG

Comentários