• 08/01/2023
  • por Resenha Politika

Brasília

Lula muda política externa do Brasil já na primeira semana de governo

Lula muda política externa do Brasil já na primeira semana de governo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o seu ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, começaram a mudar radicalmente a política externa brasileira já na primeira semana do governo petista.

O primeiro dia de trabalho do presidente já foi simbólico: ele deu expediente no Itamaraty na segunda-feira (2), onde recebeu 11 chefes de Estado e ministros de outros países que foram a Brasília para prestigiar a sua posse. Entre eles, o rei da Espanha e os presidentes de Portugal, Argentina, Chile e Colômbia.

Muito mais importante do que isso, o Itamaraty já tomou decisões práticas que revertem um certo grau de isolamento que cercou o Brasil durante a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Diplomacia presidencial

Em primeiro lugar, o Ministério das Relações Exteriores já anunciou as primeiras viagens de Lula a cinco países que são importantes parceiros do Brasil. Essas viagens, logo nos primeiros meses de mandato, marcam a volta da chamada diplomacia presidencial –ou seja, o envolvimento direto do novo presidente nas questões mais importantes da política externa do país.

Comentários