• 20/09/2023
  • por Resenha Politika

Saúde

Mais comum em mulheres, trombose também pode ter relação com falta de movimento

Mais comum em mulheres, trombose também pode ter relação com falta de movimento

A trombose é uma condição médica caracterizada pela formação de um coágulo sanguíneo em uma veia ou artéria. A doença costuma ser mais comum em mulheres de 20 a 40 anos e também tem relação com falta de movimentação no corpo e estilo de vida sedentário, podendo acontecer em homens também.

A médica clínica geral da Hapvida NotreDame Intermédica, Vanessa Rodrigues, explica que é importante manter uma rotina ativa, ainda que o dia a dia do trabalho seja de longos períodos em frente a um computador.  Fazer pequenas pausas, levantar e se alongar deve fazer parte dos hábitos dessas pessoas.

“É importante levantar para alongar, fazer uma caminhada, movimentar o corpo. Isso ajuda na circulação de sangue dos membros inferiores”, detalha.

Os fatores de risco para a trombose incluem gravidez, uso de contraceptivos hormonais, cirurgia, obesidade, história prévia de trombose e certas condições médicas, como câncer e distúrbios sanguíneos.

Os principais sintomas da trombose venosa profunda (TVP) incluem inchaço, dor, vermelhidão e calor nas pernas afetadas, além da sensação de pernas pesadas. Se não tratada, a TVP pode levar à embolia pulmonar, que tem sintomas como falta de ar, dor no peito e aceleração do ritmo cardíaco. Casos graves podem levar à morte.

Prevenção – A ingestão satisfatória de água é recomendada pela profissional, já que o líquido ajuda no funcionamento do organismo e pode atuar na prevenção de episódios de trombose. Já a bebida alcoólica deve ser evitada, assim como o cigarro, que também tem relação com doenças cardiovasculares, como infartos.

A meia de compressão é uma alternativa para quem sofre com problemas de circulação nas pernas e tem varizes. Segundo a médica, o acessório auxilia no retorno do sangue ao coração, evitando episódios de complicações, como a própria trombose. A atividade física e alimentação balanceada também são indispensáveis para quem busca manter bons hábitos e afastar a condição.

Segundo o Ministério da Saúde, sinais claros podem indicar o desenvolvimento de coágulos sanguíneos (trombose):

• Uma dor diferente da dor da cirurgia;
• Vermelhidão ao longo da perna (que aparece de repente ou inchaço que está piorando);
• Inchaço na perna (que apareceu de repente ou inchaço que está piorando);
• Aumento da temperatura (calor) da perna que está doendo;
• Respiração curta e rápida e palpitações, podendo acontecer algum desmaio;
• Tosse com sangue;
• Dor no peito ou nas costas (que não é comum).

Comentários