• 28/02/2024
  • por Resenha Politika

Educação

Mais de 100 estudantes da Rede Estadual de Ensino ficam em primeiro lugar no Sisu 2024

Mais de 100 estudantes da Rede Estadual de Ensino ficam em primeiro lugar no Sisu 2024

A Rede Estadual de Ensino segue registrando resultados importantes no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2024. De acordo com o levantamento parcial realizado pela Secretaria de Estado da Educação (SEE-PB), 102 estudantes ficaram em primeiro lugar em diversas listas de aprovados em universidades de todo o Brasil.

Além deste índice, outro número que chamou a atenção foi a quantidade de redações de excelência produzidas pelos alunos. No total, foram 548 redações que atingiram 900 pontos ou mais. Ainda foram registrados 20 textos de estudantes da Rede Estadual de Ensino que atingiram 980 pontos, o que implica que pelo menos um dos avaliadores deu nota 1000 ao texto. Por fim, o levantamento também revelou que cerca de 80% dos estudantes da Rede Estadual de Ensino aprovados no Sisu 2024 estudaram em escolas de tempo integral.

Renato Felix é estudante da Escola Cidadã Integral Técnica Dom Marcelo Pinto Carvalheira, em Guarabira. Ele foi aprovado em primeiro lugar no curso de Sistemas de Informação, na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Para o estudante, a preparação na escola foi fundamental para alcançar o resultado.

“Estou muito alegre e emocionado por essa conquista. Pode ter certeza que esse resultado é fruto de muita dedicação e empenho. A ECIT Dom Marcelo foi fundamental para eu enfrentar meus limites e conseguir persistir nos estudos. Sou muito grato, principalmente, a todos os professores da escola, que sem dúvida foram primordiais e essenciais para que eu chegasse aqui”, comentou o estudante.

Se Liga no Enem e Desafio Nota Mil - O levantamento ainda revelou que cerca de 70% dos estudantes da Rede Estadual aprovados no Sisu 2024 participaram dos programas Se Liga no Enem e Desafio Nota Mil. O Se Liga no Enem funciona como um curso preparatório online para estudantes e egressos da Rede Estadual de Ensino, e conta com aulões, simulados online, eventos presenciais e video-aulas voltadas à preparação para as provas.

Além disso, mais de 9,8 mil estudantes participaram do Desafio Nota Mil, um projeto desenvolvido pela Secretaria de Estado da Educação voltado à preparação e treinamento dos estudantes para a Redação do Enem. Foram mais de 30 mil redações produzidas e 745 professores envolvidos nas correções dos textos.

Brasil - Em todo o Brasil, o processo seletivo registrou 2.427.929 inscrições, pois cada inscrito podia escolher até dois cursos. Foram aprovadas 239.872 pessoas. Segundo o balanço, a faixa etária com o maior número de aprovados é de 19 a 20 anos, com 26.958 estudantes. O Estado que obteve mais aprovações foi Minas Gerais, com 30.465 aprovados; seguido do Rio de Janeiro, com 27.208 aprovações; Bahia, com 21.601 aprovados; e em quarto lugar, a Paraíba, com 19.080 aprovações.

Comentários