• 19/04/2023
  • por Resenha Politika

Modelo de vacinação da Paraíba é destaque no Congresso Estadual das Secretarias Municipais de Saúde

Modelo de vacinação da Paraíba é destaque no Congresso Estadual das Secretarias Municipais de Saúde

A Paraíba foi destaque na 4ª Oficina Temática do Projeto Imuniza SUS – Conasems, com o tema “Organização dos processos de trabalho nas salas de vacina – os desafios diante a sobrecarga de trabalho e rotatividade dos profissionais”. O evento, realizado nesta quarta-feira (19), aconteceu como parte da programação do 7º Congresso Estadual de Secretarias Municipais de Saúde, que aconteceu no município de Piranhas, no Estado de Alagoas. 

Na ocasião, foi apresentado o modelo do Projeto Vacina Mais Paraíba, que tem fortalecido a imunização contra as doenças preveníveis, direcionando esforços para a saúde por meio da vacinação. A enfermeira e apoiadora do projeto, Karla Janaína, expôs as ações de fortalecimento dos 223 municípios no alcance das coberturas vacinais, tanto nas campanhas quanto nos imunobiológicos de rotina.

De acordo com Karla Janaina, a Paraíba teve grande destaque por ser o primeiro estado alcançar a cobertura da Poliomielite no ano de 2022. “A efetividade do Vacina Mais Paraíba pôde ser constatada nesse primeiro resultado, fruto do monitoramento eficiente das coberturas vacinais por meio de discussões de estratégias com os municípios, implantação dos Procedimentos Operacionais Padrão (POPs) e execução da educação permanente com os profissionais”.

Ela destaca que o investimento em apoiadores nas Gerências Regionais foi indispensável para o sucesso da campanha. “Os profissionais que acompanharam a rotina de vacinação foram um importante elo para estar junto aos municípios, desenvolvendo e conduzindo todo o processo”, finalizou. 

A Secretaria de Estado da Saúde atua com o suporte de 16 enfermeiros com experiência em vacinação que trabalham no apoio às gerências de saúde com foco na melhoria das coberturas vacinais da Paraíba. Mais dois profissionais de enfermagem coordenam o projeto por Macrorregião de Saúde.

O Projeto Vacina Mais Paraíba continua dando frutos. A recém-iniciada campanha de vacinação contra infuenza é mais um exemplo. Após nove dias de seu início, a Paraíba ocupa 2º lugar em aplicação de vacina na região Nordeste e 4º lugar nacional, com 12,67% de cobertura. A campanha contra influenza segue até o dia 31 de maio e o objetivo é vacinar 90% do público-alvo.

Comentários