• 07/03/2024
  • por Resenha Politika

Legislativo

Movimento ‘Rompa o Ciclo da Violência’ é lançado na ALPB durante Sessão Especial

Movimento ‘Rompa o Ciclo da Violência’ é lançado na ALPB durante Sessão Especial

O Movimento ‘Rompa o Ciclo da Violência’ foi lançado pela Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), nesta quarta-feira (6), durante Sessão Especial que contou com a presença de diversas autoridades.  A iniciativa foi idealizada pela deputada Camila Toscano (PSDB), presidente em exercício da Comissão da Mulher da Casa.
 
Também foi lançado uma coletânea de ‘Legislação Estadual sobre Violência Contra a Mulher’ que, segundo a deputada Camila Toscano, vai contribuir para que as mulheres paraibanas conheçam as leis que as protegem e garantem direitos. “Essa sessão especial marca o início de uma série de atividades que faremos durante esse mês para reforçar o combate à violência contra as mulheres. Teremos encontros com outros poderes e instituições com o objetivo de unir esforços para que a nossa mensagem chegue a todas as paraibanas”, disse.
 
A deputada Camila Toscano fez um apelo aos 36 deputados para que o Movimento seja levado, por cada um, para todos os 223 municípios paraibanos. “Faço esse apelo porque sei que a Assembleia, por meio de nós deputados, está em todos os municípios do estado. Vamos levar essa campanha para todos os lugares, pois isso vai contribuir para salvar a vida de muitas mulheres”, afirmou.
 
O presidente Adriano Galdino destacou que combater a violência doméstica é uma das bandeiras do Legislativo Paraibano. "Precisamos entender que é preciso romper esse ciclo de violência para que as mulheres possam viver com mais dignidade", ressaltou.
 
A secretária de Estado da Mulher, Lídia Moura, disse que o Governo do Estado comemora a iniciativa da Assembleia Legislativa de lançar o Movimento ‘Rompa o Ciclo da Violência’. “A Assembleia é uma parceira nossa durante todo o ano no combate a violência contra mulher e mais vez se destaca nesse trabalho coordenado pela Comissão da Mulher na Casa”, frisou.
 
A Defensora Geral da Paraíba, Madalena Abrantes, parabenizou o trabalho da Assembleia na montagem da coletânea de leis que vai contribuir muito na defesa e proteção das mulheres. Destacou o trabalho do Núcleo de Defesa da Mulher mantido pela Defensoria. “Lá elas são acolhidas, passam pelo nosso setor jurídico e são encaminhadas a um setor de atendimento psicológico. São ações como essas e como as da Assembleia que conseguiremos salvar muitas vidas”, frisou.
 
Além da bancada feminina da Assembleia Legislativa e de deputados, participaram da sessão o presidente da Unale, Sérgio Aguiar; o presidente da OAB-PB, Harrison Targino; a coordenadora das Delegacias Especializadas da Mulher da Paraíba, Sileide Azevedo; a professora Marta Simone, representando a UEPB; Jessica Monteiro, da Comissão da Mulher da OAB-PB. além de diversas autoridades como prefeitas e vereadoras.
 
O movimento – Romper o ciclo de violência passa por acesso à justiça, informação, segurança e emprego e renda. O Poder Legislativo entende que o debate precisa ser amplo e envolver outros autores, por isso, encabeçou a proposta apresentada pela deputada Camila e vem desenvolvendo uma série de ações que se cruzam e tem um propósito único: proteger e incentivar mulheres. Para reunir todas essas ações, unir forças e proteger mulheres, foi lançado o Movimento ‘Rompa o ciclo da violência’.

Comentários