• 18/08/2023
  • por Resenha Politika

MPPB publica edital para seleção de estágio de graduandos; inscrição começa dia 28

MPPB publica edital para seleção de estágio de graduandos; inscrição começa dia 28

O Ministério Público da Paraíba (MPPB) publicou edital para a realização de processo seletivo para formação de cadastro reserva para estágio presencial de graduandos do 4º ao 6º períodos de 11 cursos superiores. A seleção será realizada pelo Centro de Integração Empresa Escola (CIEE), por meio de prova online. As inscrições só poderão ser efetuadas pelo site do CIEE e deverão ser feitas, no período de 28 de agosto até às 12h do dia 12 de setembro (horário de Brasília).

Conforme o edital disponibilizado no Diário Oficial Eletrônico do MPPB do último dia 15, o estágio será realizado em setores e órgãos do MPPB localizados em João Pessoa e terá carga horária de 25 horas semanais (não excedendo 5 horas por dia). Os selecionados receberão bolsa de R$ 700,00 e auxílio transporte de R$ 107,80.

O estágio vai contemplar graduandos dos cursos de Administração, Arquitetura, Arquivologia, Ciências Contábeis, Design Gráfico, Engenharia Civil, Informática, Jornalismo, Mídias Digitais, Relações Públicas e Serviço Social. Para participar da seleção, o estudante deverá estar matriculado em instituição de ensino superior pública ou privada que possua convênio vigente com o CIEE e cursando os cursos previstos no edital no ano vigente.

Também são requisitos ser brasileiro nato, naturalizado ou estrangeiro com visto permanente no País; ter idade mínima de 16 anos completos; não ter sido exonerado a bem do serviço público; estar em dia com as obrigações eleitorais (quando maior de 18 anos) e militares (se do sexo masculino e maior de 18 anos). Será observada a política de estágio de cada instituição, conforme a Lei 11.788/08.

Inclusão

O MPPB reservará 10% das vagas de cada curso às pessoas com deficiência e 30%, às pessoas negras (pretas e pardas). O edital orienta candidatos com deficiência e negros a como procederem suas inscrições.

Candidatos trans (travesti ou transexual) que desejarem atendimento pelo nome social, ainda que não possuam os documentos oficiais retificados com o seu nome, deverão selecionar, no ato da inscrição, o item “Dados Pessoais” e a opção “desejo informar meu nome social”, para preencher o campo “nome social”. Nessa situação, o candidato deverá realizar sua inscrição informando seu nome civil no campo nome completo, ficando ciente de que o nome social, será utilizado em toda a comunicação pública do processo seletivo, sendo considerado o nome civil apenas para as etapas internas (formalização do Termo de Compromisso de Estágio) e para a devida identificação dos inscritos.

Provas

Serão aplicadas duas provas online objetivas com 10 questões de múltipla escolha, cada uma. A primeira prova será sobre língua portuguesa e a segunda, sobre conhecimentos gerais (educação, cultura, meio ambiente, política, economia, história e geografia). As provas serão realizadas de forma gratuita, no período de 28 de agosto até às 12h do dia 12 de setembro deste ano, pelo site do CIEE.

Os candidatos terão dois minutos para responder cada questão e caso não respondam dentro do tempo determinado, o sistema gravará a resposta em branco e seguirá automaticamente para a próxima questão. O edital também traz as regras para realização das provas.

Só será classificado quem obtiver nota igual ou superior a 50% do total da prova. Em caso de empate, o desempate será feito pelos critérios de maior idade, maior nota em português, maior nota em conhecimentos gerais e inscrição mais antiga.

O gabarito provisório e o caderno de questões (espelho de prova) serão divulgados no dia 13 de setembro, no site do CIEE. Os recursos sobre o gabarito poderão ser interpostos no dia seguinte.

Serão elaboradas três listas provisórias de classificação, uma geral; outra exclusiva para autodeclarados negros e uma terceira lista exclusiva para as pessoas com deficiência, por curso, em ordem decrescente de classificação das notas obtidas. Essas listas serão publicadas no dia 5 de outubro. Poderá ser interposto recurso no dia 6 de outubro.

O resultado definitivo será publicado no dia 17 de outubro e a partir daí, os candidatos aprovados e classificados deverão providenciar a documentação exigida no edital para agilizar o processo de contratação/convocação, que será feito por e-mail.

Fique ligado nas datas:

# Inscrição e realização da prova online. 28/08 até às 12h do dia 12/09/2023;

# Divulgação do gabarito/espelho de prova provisório. 13/09/2023;

# Interposição de recursos contra o gabarito provisório (espelho de prova). 14/09/2023;

# Publicação da classificação provisória, gabarito definitivo (espelho de prova), resposta aos recursos: 05/10/2023;

# Interposição de recursos contra a classificação provisória. 06/10/2023;

# Publicação da classificação definitiva. 17/10/2023.

Comentários