• 09/04/2024
  • por Resenha Politika

Saúde

Novo modo de cuidar: SUS vai ampliar acesso da população a profissionais especialistas

Novo modo de cuidar: SUS vai ampliar acesso da população a profissionais especialistas

Uma pessoa procura a Unidade Básica de Saúde com pressão alta e precisa de fazer exames cardiológicos para examinar o coração. Com a desestruturação e a falta de investimento na estrutura pública de saúde nos últimos anos, os serviços ficaram desarticulados. No atual modelo, a chance desse paciente cair em uma fila de espera é grande e, com isso, demorar para conseguir o exame necessário. O programa Mais Acesso a Especialistas chega para mudar essa realidade. O Sistema Único de Saúde (SUS) passa a ofertar outras possibilidades de encaminhamento, reduzindo o tempo de espera, buscando o paciente quando for necessário que ele se trate sem demora e, até mesmo, quando possível, garantindo atendimento na Atenção Primária, por telessaúde. O novo programa vai permitir um diagnóstico mais ágil e o tratamento adequado. Nesta segunda-feira (8), o Ministério da Saúde lançou um ciclo integral de cuidado, ampliando a assistência na Atenção Primária – a porta de entrada do SUS, e o acesso a especialistas.

Antes, com foco nos procedimentos, consultas e exames feitos em lugares diferentes, falta de integração entre especialistas, Médico da Família e Unidade Básica de Saúde, bem como filas sem transparência, o cuidado com a saúde não era priorizado. O novo modelo concentra a atenção no paciente e suas necessidades, reduzindo a quantidade de lugares que ele precisa ir e integrando exames, consultas e acompanhamento da saúde durante o processo. As Equipes de Saúde da Família, nas Unidades Básicas de Saúde, perto da casa das pessoas, terão o cadastro de pacientes revisado, para que atendam com qualidade, criando vínculo com os pacientes e fazendo um acompanhamento territorial, focado nas particularidades de cada região do país.

A telessaúde é uma ferramenta importante nessa nova visão de cuidado e um dos pilares do Ministério da Saúde: o programa SUS Digital. O Ministério da Saúde abriu chamada pública no início de março e, em apenas um mês, todos os 26 estados, o DF e 5.566 municípios, do total de 5.570, aderiram ao programa. Serão destinados R$ 460 milhões aos entes federados, divididos segundo critérios que visam reduzir iniquidades. Os recursos vão apoiar a elaboração e implementação dos Planos de Ação para a transformação digital. Os 10 núcleos de telessaúde encontrados no início da gestão foram ampliados e agora somam 24 núcleos, três deles com oferta nacional de telediagnóstico especializado.  

Por meio dos núcleos de telessaúde, especialistas, como cardiologistas e oftalmologistas, fazem consultas online e análise de diagnósticos de médicos que atuam na Atenção Primária, mais próxima da população. Em 2023 já foi possível atender a 1,2 mil municípios com teleeletrocardiogramas, realizando em média 6 mil laudos por dia. A iniciativa permite reduzir as barreiras geográficas, diante da dificuldade de levar profissionais especializados às regiões remotas, e assegurar o acesso da população a este atendimento.  

App ‘Meu SUS Digital’: o SUS conectado com o cidadão

A meta é permitir que cada cidadão e profissional de saúde possa monitorar o ciclo de cuidado do SUS por meio de tecnologias como o aplicativo ‘Meu SUS Digital’. O app é a interface do programa SUS Digital com a população, para acesso às informações e serviços de saúde. É o prontuário do cidadão na palma da mão, com todo seu histórico, permitindo a tomada de decisões voltadas ao autocuidado.  

As funcionalidades do app ‘Meu SUS Digital’ estão sendo aprimoradas e hoje o cidadão já consegue emitir a carteira de vacinação completa, emitir o documento para retirada de absorventes pelo Farmácia Popular e acompanhar em tempo real a fila de transplantes direto pelo celular. A ferramenta soma mais de 49 milhões de downloads e conquistou o primeiro lugar entre os aplicativos de governo mais baixados.  

Ao reforçar o compromisso com a transparência, a segurança dos dados e a melhoria da saúde dos brasileiros, o aplicativo demonstra como a inovação e a saúde digital podem impactar positivamente milhões de pessoas, contribuindo para o aprimoramento do sistema de saúde pública do país.  

Reconstrução da Saúde da Família

Aprimorar o atendimento primário nas Unidades Básicas de Saúde é uma condição necessária para interferir no volume e na qualidade da demanda, ou seja, encaminhar a um médico especialista o que realmente precisa para então retornar ao médico de família para acompanhamento de rotina, após definição do diagnóstico e tratamento adequado. Com o novo ciclo de cuidado, mais equipes chegarão aonde ainda não há assistência e com parâmetros adequados de atendimento, diminuindo a espera por um profissional. Haverá ampliação no horário de atendimento, com mais equipes na mesma UBS até as 22 horas. O novo modelo volta a valorizar as visitas domiciliares, na casa da população.  

Comentários