• 05/04/2023
  • por Resenha Politika

Arquidiocese

'O tríduo pascal é tempo de oração', diz Dom Manoel Delson, arcebispo da PB

'O tríduo pascal é tempo de oração', diz Dom Manoel Delson, arcebispo da PB

De 6 a 8 de abril celebramos o Tríduo Pascal na Igreja Católica. Na Arquidiocese da Paraíba, Dom Manoel Delson, Arcebispo Metropolitano, irá presidir algumas das celebrações mais importantes. Dom Manoel afirma que esse período é tempo de muita oração.

Na quinta-feira, dia 6, às 9h, Dom Delson preside a Missa dos Santos Óleos, com todo o clero. “Todos os anos, na Quinta-feira Santa, as dioceses se reúnem em suas catedrais para a celebração da Missa do Crisma. Durante esta celebração, se abençoa o óleo dos catecúmenos, dos enfermos e se consagra o óleo do Santo Crisma. Daí o fato de a celebração ser também chamada de ‘Missa dos Santos Óleos’. Após o término do rito, os padres voltam para suas comunidades e levam a porção dos óleos para que possa ocorrer a prática dos sacramentos dos seus fiéis”.

Ainda na quinta-feira, às 17h, Dom Manoel Delson, presidirá a Missa da Instituição da Eucaristia, também conhecida como Missa do Lava-pés. “Missa da Ceia do Senhor, celebrada na tarde de quinta-feira, a Igreja dá início ao chamado Tríduo Pascal e comemora a Última Ceia, na qual Jesus Cristo, na noite em que vai ser entregue, ofereceu a Deus Pai o seu Corpo e Sangue sob as espécies do Pão e do Vinho, e os entregou para os Apóstolos para que os tomassem, mandando-lhes também oferecer aos seus sucessores. Nesta missa faz-se, portanto, a memória da instituição da Eucaristia e do Sacerdócio. Durante a missa ocorre a cerimônia do Lava-Pés que lembra o gesto de Jesus na Última Ceia, quando lavou os pés dos seus apóstolos. (João 13:1-13)”

Sexta-feira, dia 7, o Arcebispo presidirá, às 15h, a cerimônia da Paixão do Senhor; logo em seguida, ele acompanhará a procissão do Senhor Morto pelas ruas do centro da cidade. “Sexta-feira Santa, ou ‘Sexta-feira da Paixão’, é a Sexta-feira antes do Domingo de Páscoa. É a data em que lembramos o julgamento, paixão, crucificação, morte e sepultura de Jesus Cristo. 15 horas, horário em que Jesus foi morto. É a principal cerimônia do dia: a Paixão do Senhor. Ela consta de três partes: liturgia da Palavra, adoração da cruz e comunhão eucarística. Nas leituras, meditamos a Paixão do Senhor, narrada pelo evangelista São João (cap. 18), mas também, prevista pelos profetas que anunciaram os sofrimentos do Servo de Javé, Isaías (52,13-53). Ao contrário do que muitos pensam, a Paixão não deve ser vivida em clima de luto, mas de profundo respeito e meditação diante da morte do Senhor, que, ao morrer, foi vitorioso e trouxe a salvação para todos, ressurgindo para a vida eterna”.

No sábado, dia 8, Dom Delson presidirá a Vigília Pascal que se inicia às 18h. “Também podemos chamar este dia de Sábado Santo, ou Sábado de Aleluia. Essa celebração é a mais importante de todas as celebrações cristãs, pois nela comemoramos a Ressurreição de Cristo. O Sábado Santo é celebrado no escurecer do dia com as luzes da Igreja apagadas, todo o povo se reúne na escuridão e na penumbra. Até que a Liturgia da Luz, com a benção do fogo, acende chama do Círio Pascal que vai alimentando as velas de todos os fiéis, e aquilo que antes era treva converte-se em luz! Dessa forma, a Igreja recorda que Cristo Ressuscitado é a luz do mundo”.

No domingo, dia 9, às 9h, Dom Delson preside a Missa de Páscoa. “É uma grande festa cristã, é a maior e a mais importante festa. Reunimo-nos como povo de Deus para celebrarmos a Ressurreição de Jesus Cristo, Sua vitória sobre a morte e Sua passagem transformadora em nossa vida”.

Todas as celebrações serão na Catedral Basílica de Nossa Senhora das Neves.

Comentários