• 21/08/2023
  • por Resenha Politika

OAB alerta Seccionais sobre publicidade irregular de atuação privada de advogados em sites oficiais

OAB alerta Seccionais sobre publicidade irregular de atuação privada de advogados em sites oficiais

O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (CFOAB) enviou um ofício circular aos presidentes das Seccionais da entidade, alertando sobre os cuidados com a veiculação de notícias em sites oficiais da OAB, em possível contrariedade à legislação da OAB, sobretudo com o Provimento n. 205/2021-CFOAB, que regula a publicidade profissional dos advogados.

Segundo o ofício, assinado pela corregedora nacional da OAB, Milena Gama, notícias em sites da instituição em favor da atuação profissional privada dos membros da OAB e/ou de advogados específicos, não relacionadas à sua atuação por meio da instituição, bem como com assunto que não é do interesse geral, especialmente da advocacia e da OAB, denotam publicidade irregular, posto que relacionados ao exercício de atividades profissionais privadas, o que dá azo ao possível engrandecimento do membro/advogado favorecido e à captação de clientela em favor destes.

O ofício cita os artigos 39 a 43 do Código de Ética e Disciplina da OAB e o artigo 4º do Provimento n. 205/2021 do Conselho Federal da OAB, que classificam publicidades do gênero como descabida. O documento ressalta o alcance nacional de publicidades realizadas por meio dos canais oficiais da OAB, o que justifica a atuação da OAB Nacional em defesa da legislação aplicável, especialmente pela proporção e alcance desse tipo de publicidade.

O ofício alerta ainda que notícias desta natureza denotam a violação, em tese, da legislação da OAB, por privilegiar a atuação profissional privada, em especial por não se relacionarem a informações do interesse geral, especialmente da advocacia e da OAB.

O ofício circular n. 001/2023-GRE/CNF pode ser acessado na íntegra clicando AQUI

Comentários