• 12/06/2023
  • por Resenha Politika

Saúde Pública

Opera Paraíba: em um ano, número de cirurgias supera marca dos 15 mil

Opera Paraíba: em um ano, número de cirurgias supera marca dos 15 mil

O programa Opera Paraíba, que tem facilitado o acesso da população às cirurgias eletivas no estado, superou a marca de 15 mil procedimentos até maio deste ano. O número de cirurgias oferecidas este ano é quase o triplo do oferecido no mesmo período de 2022, quando 5.302 procedimentos foram realizados. Foram 2.277 cirurgias em janeiro, 2.532 em fevereiro, 3.707 em março, 3.631 em abril e 3.393 em maio, totalizando 15.540 procedimentos. Atualmente, 26 unidades hospitalares estão incluídas no programa em todo estado.

O secretário de Saúde da Paraíba, Jhony Bezerra, explica que o crescimento é fruto do fim do período pandêmico, associado à ampliação dos procedimentos ofertados pelo programa. “Com o equilíbrio do cenário epidemiológico e o fim da pandemia, conseguimos ampliar significativamente a variedade e o número de procedimentos, mobilizando 26 hospitais e oferecendo 170 tipos de cirurgias, desde as mais simples, como as cirurgias de catarata, até cirurgias bariátricas, cirurgias ortopédicas de alta complexidade e oncológicas. A gestão desse programa tem sido voltada para abranger a demanda dos paraibanos em vários eixos de forma eficiente e voltada para a saúde nas suas mais variadas especialidades”, afirma.

Também estão incluídas no Opera Paraíba cirurgias de otorrino, gastroenterologia, vasculares, de cabeça e pescoço, procedimentos ginecológicos, urológicos, remoções de lesões na pele, mastectomia, nefrectomia parcial (retirada parcial do rim) e cirurgias para tratamento de neuropatia compressiva, quando o nervo está afetado por compressão nos braços, mãos, pernas e pés. Entre os procedimentos realizados em maior volume pelo Opera Paraíba, estão as cirurgias de catarata, colecistectomia (retirada de vesícula), histerectomia e herniorrafia (hérnia).

Para participar do programa o encaminhamento é feito via cadastro no Opera Paraíba, por meio das Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF) das Secretarias de Saúde de cada município. Essa demanda é encaminhada para a Secretaria Estadual de Saúde, que faz a triagem por meio do Regnutes, software desenvolvido pela UEPB que operacionaliza o cadastramento e organiza a fila para realização dos procedimentos, e direciona o paciente para o hospital executante mais próximo.

Comentários