• 28/10/2023
  • por Resenha Politika

Saúde

Opera Paraíba itinerante faz mutirões em Itaporanga e Piancó

Opera Paraíba itinerante faz mutirões em Itaporanga e Piancó

O programa Opera Paraíba vai atender mais 135 pessoas nas cidades de Itaporanga e Piancó com a realização do mutirão itinerante de cirurgias geral e ginecológicas, que teve início nesta sexta-feira (27) e segue até domingo (29). A ação é uma iniciativa do Governo da Paraíba para reduzir o tempo de espera dos pacientes por cirurgias eletivas e facilitar o acesso da população à assistência de saúde.

Segundo a diretora do Hospital Distrital de Itaporanga Dr. José Gomes da Silva, Shyrleanne Brasileiro, esse é o quarto mutirão realizado no Hospital de Itaporanga no ano de 2023. “É o segundo mutirão que recebemos esse mês, e o quarto mutirão do ano. Para esta edição, temos uma atenção especial voltada para a saúde da mulher, com o atendimento a 60 usuárias do SUS, com cirurgias ginecológicas. O Opera Paraíba é um programa de atenção à saúde que vem acabando com as filas de espera”, informa a diretora.

Quando Alessandra Lemos Guimarães, de 51 anos, moradora de Itaporanga, teve um mioma detectado em seus exames, resolveu procurar atendimento pelo Opera.“Eu procurei a secretaria de saúde do município, apresentei minha documentação e em pouco menos de três meses eu fui chamada para o mutirão. É um alívio saber que eu posso receber atendimento num hospital tão organizado”, conta Josefa.

Já o Hospital Regional de Piancó Wenceslau Lopes, recebe o mutirão de cirurgia geral, conforme explica a diretora-financeira, Rayanne Nappy Neves, com a realização de 25 cirurgias por dia, totalizando 75 paraibanos atendidos. “Este é o terceiro mutirão do Opera que estamos recebendo aqui no hospital, prestando um atendimento de qualidade para crianças, homens e mulheres”, informou.

Uma das contempladas é Cícera Solange Ferreira, de 44 anos, do município de Conceição, que há meses sofria com dores abdominais e sangramentos. Seus exames comprovaram a presença de um cisto e três miomas. “Eu chegava a desmaiar de tanta dor, tinha muito sangramento, não consigo fazer as coisas simples de casa. Com a cirurgia, a expectativa é que eu possa voltar a minha rotina e viver sem dor”, desabafa Cícera.

Para ser atendido no Programa Opera Paraíba, o usuário precisa preencher um cadastro nas USFs das Secretarias de Saúde de cada município. Essa demanda é encaminhada para a Secretaria Estadual de Saúde, que faz o levantamento e direciona os pacientes de acordo com a localização para o hospital regional mais próximo.

Outra opção é por meio da internet, onde o interessado deverá acessar à página do Opera Paraíba (operaparaiba.pb.gov.br) , preencher o formulário, anexando seus exames e o laudo médico que confirme a necessidade de uma cirurgia. Então, o paciente é classificado pela Central de Regulação e encaminhado para o Hospital Regional executante que atenda seu município de residência.

Comentários