• 19/11/2023
  • por Resenha Politika

Paraíba aplica 21,8 mil doses em mais um dia D de Multivacinação

Paraíba aplica 21,8 mil doses em mais um dia D de Multivacinação

A Paraíba realizou neste sábado (18) mais um Dia D de Multivacinação e vacinação contra Covid-19. Foram 21.831 doses aplicadas em 201 municípios do estado. A ação contou com mais de 700 salas abertas para que a população pudesse atualizar a caderneta de vacinação com as vacinas de rotina.

O secretário de Saúde da Paraíba, Jhony Bezerra, reforça a importância da vacinação para manter alta as coberturas vacinais da criança e do adolescente, assim como a da vacina contra a Covid-19. Ele destaca que o estado tem sido referência no país no cumprimento das metas de campanhas de vacinação, especialmente pelo Projeto Vacina Mais Paraíba, que já recebeu premiações em eventos nacionais e internacionais.

“O objetivo do Dia D é que aumente a adesão da população na procura das vacinas de rotina, para aumentar a cobertura e impedir a reintrodução de doenças que são prevenidas com esses imunizantes. A realização desse dia de mobilização é uma das estratégias do Vacina Mais, iniciativa do Governo da Paraíba, por meio da SES, que é referência para todo o país”, pontuou.

Jaciane de Oliveira levou os três filhos – Ednaldo, 4 anos, Júlia, 6 anos e Maria Gabriela, 9 anos – no posto de saúde para avaliar as cadernetas e saber se havia alguma vacina atrasada. Ela observou que prefere quando tem Dia D, já que a mobilização é no sábado e ela trabalha durante a semana. Na ocasião, ela vacinou a filha mais velha com doses de HPV e Influenza, e o mais novo com vitamina A.

“Apesar de estar tudo em dia, trouxe para ver se tinha alguma vacina faltando ou se tinha alguma vacina de campanha. Eu trabalho a semana toda, no sábado é melhor pra mim. Toda vez que tem o dia D venho conferir se está tudo em dia com a caderneta dos três. Hoje Maria Gabriela tomou duas vacinas e o Ednaldo uma”, comentou.

Das 21.831 vacinas aplicadas no dia D, 5.473 foram para as vacinas Bivalente e monovalente da Covid-19 e 16.358 foram das vacinas de rotina. Os cinco municípios que mais vacinaram foram João Pessoa (1.346), Campina Grande (1.139), Patos (1.114), Sapé (644) e Sousa (630).

Comentários