• 17/12/2023
  • por Resenha Politika

Paraíba aplica mais de 21 mil doses no último Dia D de Multivacinação e Vacinação contra a Covid-19 do ano

Paraíba aplica mais de 21 mil doses no último Dia D de Multivacinação e Vacinação contra a Covid-19 do ano

O casal de aposentados Nazareth Belmiro, de 68 anos, e José Bonifácio, de 74 anos, aproveitou este sábado (16), o décimo e último “Dia D de Multivacinação e vacinação contra a Covid-19”, de 2023, para tomar a nova dose de reforço da bivalente contra a Covid-19. Eles conhecem muito bem os efeitos da doença. Na pandemia, ela teve duas vezes e o marido cuidou dela, por isso faz questão de manter em dia o cartão de vacina contra o vírus.

“Na segunda vez, foi tão grave que até fiquei nove meses sem andar. Se naquela época tivesse a vacina, teria evitado toda essa situação. Por isso que a gente está sempre com a vacina em dia”, ressaltou ela, que serve de exemplo para os demais idosos que estão sendo convocados a tomarem nova dose de reforço da vacina bivalente contra a Covid-19.

Para seu Bonifácio, professor aposentado, a vacina é a forma mais segura para barrar e combater a Covid-19. “A prova é tanta que, assim que as pessoas começaram a ser vacinadas, a doença recuou”, pontuou, logo após tomar a dose de reforço.

Neste décimo e último Dia D do ano de 2023, foram 21.359 doses aplicadas em 181 municípios, sendo 12.684 de vacinas Covid-19 e 8.765 de vacinas de rotina, totalizando 758.309 doses nas 10 ações durante o ano de 2023 no estado.

A nova dose de reforço da vacina bivalente contra a Covid-19 foi ofertada para idosos, a partir dos 60 anos, e pessoas acima de 12 anos imunocomprometidas (portadoras do vírus HIV; transplantadas de órgãos sólidos e medula óssea; que fazem hemodiálise; pacientes oncológicos em tratamento com quimioterapia e radioterapia, entre outros). A recomendação é seguir o intervalo de seis meses da última dose.

Segundo a chefe do Núcleo de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde, Márcia Mayara, as ações cumpriram o seu objetivo. “Conseguimos ampliar a oferta de vacinação e melhorar a cobertura vacinal nos 223 municípios paraibanos, o que comprova o sucesso da estratégia utilizada pelo estado e municípios com o “Dia D de Multivacinação e vacinação contra a Covid-19”, declarou.

Para o chefe de Imunização de João Pessoa, Fernado Virgolino, o “Dia D” é muito importante para o chamamento da população.  “É uma época em que a gente ganha a mídia, de modo geral, em todo estado, com informações sobre a importância de se vacinar; as estratégias de vacinação, e, a partir daí, as pessoas aderem ao chamado, visto que as informações chegaram até as suas residências”, pontuou.

Das 21.359 vacinas aplicadas no Dia D deste sábado (16), 12.684 foram para as vacinas bivalente e monovalente da Covid-19 e 8.675 foram das vacinas de rotina. Os cinco municípios que mais vacinaram foram João Pessoa - 2.748 doses; Sousa -1.377 doses; Campina Grande -  1.222 doses; Princesa Isabel -  896 doses e Monteiro - 735 doses

Comentários