• 29/08/2023
  • por Resenha Politika

Paraíba apresenta resultados de ações desenvolvidas com o foco em doenças crônicas

Paraíba apresenta resultados de ações desenvolvidas com o foco em doenças crônicas

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), realizou, nesta terça-feira (29), a IV Oficina de Monitoramento do Projeto FortalaceRAS, com o objetivo de discutir as estratégias executadas no Estado com foco na atenção às pessoas com doenças crônicas. Participaram do evento, no auditório da Escola de Saúde Pública (ESP-PB), profissionais de saúde, técnicos das Secretarias Municipais de Saúde, grupo condutor do projeto, e a equipe do Hospital do Coração de São Paulo (HCor).

Durante o evento também houve a II Mostra de Experiências Exitosas, espaço para a troca de experiências, compartilhamento de saberes e apresentação dos resultados alcançados no decorrer do projeto.

De acordo com a gerente operacional de Atenção às Condições Crônicas, Kamila Capistrano, a consolidação do projeto, que atende atualmente a 1ª Região de Saúde da Paraíba, garante a prevenção de doenças crônicas nas cinco linhas de cuidado que estão sendo trabalhadas: sobrepeso e obesidade (SPO), hipertensão (HAS), diabetes tipo 2 (DM2), infarto agudo do miocárdio (IAM), insuficiência cardíaca (IC).

“O objetivo do projeto é que a gente tenha essas linhas estabelecidas para que os níveis da atenção primária dos municípios dialoguem, se integrem, e que a gente possa estabelecer o percurso do paciente na rede, dentro dessas cinco linhas de cuidado”, pontuou.

O propósito do FortaleceRAS é fazer com que as linhas de cuidados abordadas no projeto sejam implantadas desde a atenção primária até a média e alta complexidade. A iniciativa visa reduzir o número de mortes evitáveis e melhorar a qualidade de vida da população.

A oficina consolida a parceria firmada entre a Secretaria de Estado, Ministério da Saúde, o HCor e os municípios da 1ª região, como explicou o diretor adjunto da Vigilância em Saúde do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde da Paraíba, Harvey Carvalho. Para ele, é necessário que gestores e técnicos municipais estejam em consonância com o projeto para que o sistema seja uniforme para todas as regiões do estado.

“Hoje nós estamos em mais uma etapa do projeto FortalatcerRAS e a expectativa é o fortalecimento, como o próprio projeto diz, de todos os sistemas de saúde, desde a porta de entrada, que é o Sistema Único de Saúde, através dos PSFs, da Atenção Básica, até a alta complexidade”, finalizou.

 

Comentários