• 23/08/2023
  • por Resenha Politika

Paraíba é reconhecida por segurança pública e infraestrutura em ranking de competitividade dos estados

Paraíba é reconhecida por segurança pública e infraestrutura em ranking de competitividade dos estados

A Paraíba foi reconhecida pelo Centro de Liderança Pública (CLP) como o melhor do Norte/Nordeste em Segurança Pública e infraestrutura no Ranking de Competitividade dos Estados divulgado nesta quarta-feira (23). No Brasil, a posição no ranking do estado em segurança pública foi em 3º lugar dentre os 27 estados e em 5º em infraestrutura.
 
No ranking de competitividade do Nordeste, a Paraíba está no segundo lugar. Os pilares de maior destaque do Estado na região foram, além da segurança e infraestrutura, inovação (2º lugar) com indicadores como pesquisa científica, e investimentos públicos em P&D, eficiência da máquina pública (2º lugar) com indicadores como índice de transparência e prêmio salarial público-privado, e solidez fiscal (3º lugar), que reflete indicadores como solvência fiscal, resultado primário e poupança correntes
 
No país, o Estado ocupa a 13ª posição. Os pilares de maior destaque na Paraíba foram – além da segurança e infraestrutura – inovação (9º lugar) com indicadores como pesquisa científica, e investimentos públicos em P&D, e solidez fiscal (10º lugar), que reflete indicadores como solvência fiscal, resultado primário e poupança corrente. 
 
A liderança em segurança se deve ao fato de ser, entre os nove estados da região, a unidade da Federação com mais indicadores acima da média neste pilar, que considera itens como violência sexual, mortes a esclarecer, segurança patrimonial, entre outros.  Nacionalmente, a Paraíba obteve ganho de três pontos, passando da 6ª para a 3ª posição com crescimento na nota normalizada que passou de 73,1 no ano passado para 86,02 este ano.
 
Já no quesito infraestrutura, são considerados indicadores como custo de combustíveis, custo da energia elétrica, acesso à energia elétrica, qualidade das rodovias e qualidade do serviço de telecomunicações, entre outros. A nota normalizada do estado neste ano foi de 54,55. 
 
 O CLP – Centro de Liderança Pública é uma organização suprapartidária que busca engajar a sociedade e desenvolver líderes públicos para enfrentar os problemas mais urgentes do Brasil. Há 12 anos, trabalha por um Estado Democrático de Direito de fato, que seja mais eficiente no uso de seus recursos e com respeito à coisa pública.

Comentários